Dia 6 de agosto, toda comunidade do bairro e visitantes aguardavam a 29ª edição da Feira da Vila Madalena. Devido a problemas legais, o evento mais tradicional da região foi adiado para o próximo dia 17 de setembro, das 8h às 18h30.
Kazuhiro Kurita, diretor-executivo do Centro Cultural da Vila Madalena (CCVM), responsável pela organização da feira, explica que diante dos últimos atos de violência e acidentes em espaços públicos da cidade, a Prefeitura de São Paulo criou uma série de regras de segurança para eventos com grande aglomeração de pessoas. “A Feira da Vila sempre atraiu muita gente, mas não pode ser considerado um evento de grande proporção. É um evento de relevância cultural, mas principalmente para o bairro”.
Kazuhiro explica que para a Feira da Vila acontecer este ano deve cumprir uma série de exigências da Subprefeitura de Pinheiros e de orgãos como o Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Só pelo Contru foram solicitados 22 itens, entre eles cópia de documentos dos seguranças enviados pela Polícia Militar. Além da documentação foram estipuladas várias taxas que até 2005 não existiam, como para a prestação de serviço da CET.“São medidas sensatas, porém de alto custo para um evento de rua realizado por voluntários e que não tem arrecadação. Estamos com dificuldades para cumprir todas as exigências em tempo hábil e honrar nosso compromisso com os expositores e a comunidade”.
Dia 11 de setembro a organização da Feira terá uma reunião com a Suprefeitura de Pinheiros para entregar as solicitações dos orgãos fiscalizadores. “Ainda não fechamos as contas, mas é praticamente inviável para nosso orçamento e não pretendemos repassar este custo para os expositores”.
Havendo um acordo entre CCVM e Subprefeitura, as ruas Fradique Coutinho, Fidalga e Wisard serão tomadas pela 29ª Feira da Vila, que este ano traz o tema Tofu com Bracciola. Serão 450 barracas de artesanato, artes plásticas e gastronomia.
Dentro das atividades sociais previstas para o evento a novidade será a participação do Museu da Pessoa que estará filmando depoimentos das pessoas que queiram falar sobre a intolerância, tema central da Feira.
As barracas de gastronomia são sempre atração com suas comidas típicas. Na parte musical, destaque para o palco “Coisas Nossas” situado na Fradique Coutinho esquina com a rua Purpurina e que terá shows de chorinho, MPB, e instrumental.
Diversas entidades têm presença garantida. Vários partidos políticos também participam do evento deste ano formando a “Feira de Opiniões”.
Seguindo sua proposta, a Feira da Vila contará com diversos artesãos de dentro e fora de São Paulo. É aguardar para conferir e prestigiar um dos eventos mais interessantes da cidade!