Danças que encantam

0
951

O Estúdio Danças do Mundo vem realizando um evento bem diferente, chamado Noite Greco-Árabe. São apresentações de danças árabes (dança do ventre) e danças gregas, tanto a folclórica quanto a boêmia, inclusive com a tradicional quebra de pratos. A última aconteceu no dia 2 de agosto.
A Noite Greco-Árabe homenageia as duas culturas com apresentações que misturam o grego, o árabe e outras culturas. As danças árabes são feitas por dançarinas de dança do ventre. Elas apresentam dança com punhal, com candelabro, com espada e a própria dança do ventre grega. Já as danças gregas folclórica e boêmia são feitas com a ambientação de uma buzukia (restaurante ou boate típica grega), com direito a quebra de pratos e dança com o público.
“Esta noite surgiu de uma idéia nossa de divulgar o estúdio e a cultura grega e árabe. E também para ajudar algumas instituições, pois a noite é beneficente. Não cobramos ingresso, mas sim um quilo de alimento não-perecível”, conta Tamara Hannah, professora de dança do ventre e proprietária do Estúdio.
Tamara explica que as duas danças são orientais. “A dança grega é mais aérea, mais pra cima. E tem várias danças diferentes dentro do estilo grego, como dança de roda, dança de casal, dança só de homens e dança só de mulheres. Já a dança árabe, principalmente a dança do ventre, é feminina, qualquer mulher pode dançar e o tipo de música é completamente diferente. Os dois estilos se encontram um pouco na dança de ventre grega que é dançada por casais. O homem faz o estilo grego e a mulher faz a dança do ventre”.
São em torno de 20 apresentações por noite. E a platéia participa também, dançando no final, geralmente uma dança de roda. “A gente chama todo mundo e vida aquela festa. É gostoso, para entrar no clima”, diz.
Tamara se apaixonou pela dança do ventre quando foi em viagem para Israel e Egito. Ela assistiu a uma apresentação de dança e nunca mais esqueceu da expressão da dançarina. “Até hoje eu posso descrever o rosto e a roupa da mulher. Me marcou muito. E depois fui me profissionalizando, fiz algumas coisas para televisão, como a novela Belíssima e um programa na Record”, conta.
Assim nasceu o Estúdio Danças do Mundo, criado há dois anos na Vila Madalena. O espaço oferece cursos regulares de dança do ventre, danças étnicas, danças gregas, indianas, espanholas, de salão, além de alongamento e yoga. O Estúdio é, em síntese, um grande mosaico de culturas, onde as danças, as músicas e os costumes de vários países se unem para promover a convivência entre os alunos das mais variadas idades, raças e profissões.
A próxima edição da Noite Greco-Árabe será no dia 18 de outubro. As inscrições devem ser feitas com antecedência e, não esqueça, a entrada é um quilo de alimento não-perecível. Mais informações no Estúdio Danças do Mundo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA