As doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids, continuam a preocupar a humanidade e principalmente a população jovem. A melhor maneira de evitar ou correr menos risco, além da informação, é a prevenção. As camisinhas continuam sendo um dos melhores e mais confiáveis métodos de prevenção. O Instituto Cultural Barong, criado em 1996, participa com programas e ações no intuito de atingir de forma diferenciada a população em geral.
Uma das formas que o Barong desenvolveu é a máquina de camisinhas. Ela é instalada no estabelecimento comercial, através de acordos com os comerciantes interessados. Com o slogan “Comerciante consciente cuidando do seu cliente”, o equipamento já foi adotado com sucesso há mais de 40 anos em diversos lugares do mundo, visando facilitar o acesso ao preservativo e, como conseqüência, diminuir a incidência de HIV/Aids/DST e hepatites, além de evitar a gravidez inesperada.
A legislação brasileira permite que a camisinha possa ser vendida “em qualquer estabelecimento comercial, independentemente da finalidade”. Ou seja, vender camisinha e contribuir no combate à Aids é uma decisão do comerciante.
Segundo a presidente do Barong, Marta McBritton, “ainda é tímido o envolvimento dos comerciantes com o problema, mas já temos cinco endereços na Vila Madalena onde conseguimos instalar as máquinas”. A Barong oferece aos comerciantes um lote de preservativos gratuitos, além do material de apoio para a venda: displays, folhetos, selo de responsabilidade e cartazes. Além do lote inicial, o comerciante passa a comprar da ONG cada embalagem de preservativo com três unidades por R$ 0,80. O proprietário do estabelecimento pactua com o Barong através de um “termo de compromisso” vender a caixa de preservativos com três unidades a R$ 1,00. A equipe do Barong também oferece aos funcionários do estabelecimento comercial treinamentos em DST/Aids. Tita Dias, proprietária do Canto Madalena, que participa desta campanha, diz: “eu achei interessante a idéia e o equipamento é bonitinho e de fácil operação”.