O ‘milagre’ da decoração

0
1075

A administradora de empresas Nelita Turcatto veio para São Paulo ainda jovem estudar e, aqui, foi acolhida por uma moradora da Vila Madalena. Chegou a confeccionar e vender enxovais de porta em porta; assim, nasceu um bem sucedido negócio na área de decoração, que hoje atende arquitetos renomados.

O show-room da loja de decorações Nelita Turcatto, na Vila Madalena, transpira sofisticação e bom gosto. As várias janelas do amplo galpão são adornadas com persianas da marca Hunter Douglas, da qual a empresa é representante, que combinam perfeitamente com as cortinas em tecido e almofadas de fabricação própria e com os tapetes dos mais variados estilos, dando uma sensação de harmonia e bem-estar aos ambientes.

No local, a proprietária Nelita Turcatto e sua equipe atendem uma clientela seleta, formada em grande parte por decoradores de renome, ajudando a compor projetos de decoração com cortinas, persianas, papéis de parede, tapetes, colchas, almofadas e estofados. O atendimento é personalizado, sempre com hora marcada, para que cada cliente receba dedicação exclusiva. “Quando o cliente chega, fazemos uma entrevista detalhada para verificar o que ele precisa e qual o seu gosto. Aí desenvolvemos o projeto dentro daquilo que ele nos passou”, explica Nelita. “Temos, inclusive, uma oficina de costura na parte de trás do galpão, onde são confeccionados os pedidos”.

GVM = agosto 2019 - Casa e Escritório - Nelita Turcatto 1Hoje, quem vê a estrutura do negócio desenvolvido por Nelita não imagina toda trajetória da empresária para alcançar o sucesso. Nascida na pequena cidade de Videira, no centro-oeste de Santa Catarina, Nelita veio para São Paulo com a família ainda jovem, indo morar em Jundiaí. Seu sonho era entrar para a faculdade de medicina, por isso, na época do vestibular, veio para capital tentar a sorte. “Cheguei aqui sozinha, quase sem dinheiro, num dia de chuva forte. Depois de fazer a prova no Colégio Maximiliano, vi que não dava tempo de voltar para casa e, então, desesperada, toquei a campainha em uma casa aqui da Vila Madalena, rezando para Deus me ajudar”, lembra ela. “A intervenção divina fez com que a moradora, Dona Maria, atendesse a porta e me acolhesse em sua casa, mesmo sem me conhecer”, conta.

Desde então, Dona Maria tornou-se uma segunda mãe para Nelita, ajudando-a a se estabelecer na região. “Eu não entrei em medicina, então decidi fazer administração e foi Dona Maria e seu marido, o senhor José que me ajudaram a alugar uma casa na região, sendo meus fiadores”. Alguns anos mais tarde, já casada, Nelita passou a costurar lençóis, colchas e almofadas que vendia de porta em porta pelas ruas do bairro. Ela saia com uma sacola pesada nos ombros, grávida de oito meses da primeira filha, e ia tocando a campainha nas casas. “Eu vendia bastante. Acho que as pessoas ficavam com dó de mim e, por isso, compravam”, diz, rindo.

Finalmente, em 1984, decidiu montar um espaço físico para atender melhor seus clientes. Assim que o negócio começou a prosperar, Nelita convidou sua mãe Angelina e Dona Maria para trabalhar com ela. Ambas fizeram parte da empresa até se aposentarem. “Hoje sou muito grata a toda minha família, às pessoas que me apoiaram nessa jornada e a todos os funcionários que passaram pela empresa, sem os quais eu não teria conseguido chegar até aqui”, afirma. (Lucia Oliveira)

Nelita Turcatto Decorações, Rua Girassol, 101, Vila Madalena, Telefone 3813-2930, www.nelitaturcatto.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA