Lugar de Ler é voltado para literatura e livros

0
1993

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Lugar de Ler: Mariana, Janete e Dani

Criado para ser um centro de estudos sobre livros e literatura, o Lugar de Ler comemora um ano de existência.

São três mulheres que gostam de livros que criaram o Lugar de Ler. O espaço começou a funcionar em abril do ano passado. Dani Gutefreund é pedagoga e mestre em literatura contemporânea inglesa, professora de educação infantil e autora de livro infantil. A jornalista Janete Tavano tem vinte anos de experiência na área, especialista e pós-graduada em literatura infantil. Atualmente cursa Letras na USP. E a arquiteta e urbanista Mariana Demuth, mestranda em design pela FAU-USP e autora de projetos artísticos e editoriais.

Elas se conheceram em um curso ministrado por Dani. Fizeram amizade, descobriram o desejo de trabalhar com literatura e três meses depois o Lugar de Ler era realidade.

Ocupando o térreo de uma residência situada em uma rua particular, o Lugar de Ler, fica próximo ao metrô Vila Madalena. Uma biblioteca com mais de mil títulos infantis e livros de referência ocupa uma das paredes. Aqui, tudo remete aos universo dos livros.

Desde a inauguração, já foram realizados mais de 20 cursos, conversas e debates e teve a presença de 300 alunos. A proposta é acolher quem gosta de literatura e onde todos podem ouvir e falar. O Lugar de Ler organiza cursos, workshops, oficinas, palestras, grupos de leitura, escrita e de estudo com os mais variados temas literários assim como arte, filosofia, poesia, música e suas relações com a literatura. Os cursos abordam, por exemplo, a literatura russa ou a literatura presente nos livros do bruxo adolescente Harry Potter entre outros assuntos.

Cursos regulares em literatura (Divulgação)
Cursos regulares em literatura (Divulgação)
Para oferecer tantos temas diferentes o Lugar de Ler desenvolveu parceria com vários profissionais, escritores e estudiosos. Entre eles, Lucia Hiratsuka, Odilon Moraes, Sandra Jávera, Ana Paula Campos, Guilherme Mazzafera, Luis Girão, Victor Menezes, Felipe Kaizer. No site do Lugar de Ler, criado por Mariana, os interessados podem obter todas as informações e as propostas que elas em matéria de curso, oficinas, clubes de leitura para quem quer saber mais. Entre os próximos eventos, destaque para o clube de de leitura soviética com Raquel Toledo e sobre Sendak, organizada pela equipe do espaço e Ilíada com Yuri Ulbricht.

Oferecem serviços de consultoria editoral, formação de bibliotecas, tradução, leitura crítica de originais. (GA)

www.lugardeler.com/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA