Combate aos mosquitos

0
1770

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Córrego das Corujas

Mosquitos são insetos que nos incomodam e quando em excesso, muito mais, certo? Deixar lixo e água parada é tudo o que eles querem para se reproduzir.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cidade de São Paulo mantêm um controle químico contra os pernilongos (culex). A programação de ação da SMS acontece, principalmente, do meio de denúncias e reclamações dos moradores, através do SAC (tel. 156). Depois da denúncia, a prefeitura vistoria o local e de acordo com o técnico, providências de ações são agendadas.

“Em 2018, foram recebidas, até o início de junho, aproximadamente 1,2 mil solicitações para avaliação de locais com pernilongos e mosquitos. No ano de 2017, foram 2,5 mil solicitações”, segundo informação da Assessoria de Comunicação da SMS, por e-mail.

Culex-mosquito

A Coordenadoria Reagional de Saúde (CRS) Oeste, onde a Vila Madalena está inserida, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Lapa/Pinheiros, informou que intensificou a realização de ações ‘casa a casa” e mantêm o monitoramento dos córregos da região, entre eles, o Córrego das Corujas, na Vila Madalena. No dia 29 de junho, a coordenadoria realizou o tratamento químico no Corujas. “Vale ressaltar que a situação de controle e monitoramento em toda extensão do Rio Pinheiros está sendo realizada normalmente e que não foi registrado aumento de mosquitos”, informa a SMS.

O Córrego das Corujas é um dos poucos que não está canalizado e corre ao lado das praças Dolores Ubarri e Rui Washington Pereira. A área verde é frequentada por moradores para passeios e lazer, inclusive com seus cachorros. Há uma horta comunitária, a Horta das Corujas, que se abastece de água de minas que nascem na área da horta. Mas uma caminhada pela córrego por onde passa a água do Corujas, se vê muito lixo, incluindo um enorme carretel de madeira de cabos elétricos. 

Para evitar a proliferação do culex, o apoio da população é fundamental. Não deixar água parada e não jogar lixo na rua, nos córregos, nos bueiros e valetas. Para saber mais sobre o mosquito que nos inferniza e pode nos adoecer, a SMS dispõe de dicas e informações através do link: prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/culex. (GA)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA