Gastronomia premium

0
1717

Foto: Divulgação

Divulgação
Le Cordon Bleu: escola de gastronomia chega ao Brasil

O Le Cordon Bleu, instituto francês especializado em artes culinárias e hospitalidade chegou ao Brasil. A sede paulistana está instalada na Vila Madalena.

A história do Le Cordon Bleu tem início no século 16, quando o Rei Henrique III criou uma das ordens mais importantes da França, “L’Ordre Du Saint-Espirit”. O símbolo dessa ordem é a Cruz do Espírito Santo, que pendia em uma fita azul ou cordão azul. A partir daí, o nome Le Cordon Bleu que se tornou uma referência mundial.

A escola de artes culinárias do Le Cordon Bleu foi fundada em 1895, em Paris, por Marthe Distel, jornalista e editora da revista La Cuisinière Cordon Bleu. Grandes chefs formaram muitos alunos e desta forma a escola ganhou rapidamente reputação mundial. Entre os alunos famosos está Julia Child, que serviu de inspiração para o filme “Julia e Julia” e Mary Berry é outra ex-aluna.

Divulgação/Guido Ferreira
André Cointreau, presidente da LCB na inauguração do campus SP

Segundo Andre Cointreau, presidente do Le Cordon Bleu que esteve em São Paulo, no dia 8 de maio, para inauguração da sede de São Paulo, “O Le Cordon Bleu oferece o melhor treinamento em culinária, pastelaria, gestão e gastronomia. Somos dedicados a preservar e transmitir o domínio e a apreciação das artes culinárias. Nossa filosofia é tão forte quanto sempre foi no passado. No entanto, a nossa filosofia contemporânea fala diretamente com os potenciais alunos, matriculados e graduados: “Faça as coisas acontecerem!”.

Atualmente o Le Cordon Bleu possui 35 institutos de culinária em 20 países e é frequentado por mais de 20 mil alunos anualmente. E agora, está no Brasil com dois campus. Um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. A unidade paulistana ocupa o primeiro andar de um moderno edifício na Rua Natingui e é uma joint venture com o grupo educacional Ânima, do empresário Daniel Castanho.

Demonstration Course credito Le Cordon Bleu ParisO LCB paulistano têm várias cozinhas industriais e com os mais modernos equipamentos profissionais que permitem ao aluno exercitar seu aprendizado com o que há de melhor em equipamento de cozinha. Há uma biblioteca especializada e salas de aula com cozinha equipada onde os professores transmitem seus ensinamentos e técnicas e os alunos acompanham os ensinamentos através de espelhos estrategicamente instalados. Toda a estrutura como câmaras frigoríficas e padaria também estão à disposição dos alunos.

A equipe de professores é formada por experientes chefs profissionais. O responsável pela equipe é o chef francês Patrick Martin que mora no Brasil há muitos anos. A chef Renata Braune, brasileira e formada no LCB francês faz parte da equipe de professores. Todos, segundo Amanda Avril Santin, do Marketing da LCB, “têm uma grande experiência profissional em importantes restaurantes do Brasil e do exterior”.

ALUNOS LE CORDON BLEU SÃO PAULO- CRÉDITO ALI KARAKASO instituto oferece vários cursos para futuros profissionais que pretendem comandar cozinhas e equipes de todos os tamanhos. O Grande Diplôme é o curso mais completo. Aqui o aluno terá aulas em técnicas francesas clássicas e é considerado passaporte para o mundo da carreira na gastronomia. O curso tem duração de nove meses, com 33 horas/semanais. O custo é de R$ 141.600 e mais R$ 1.500 de matrícula. O aluno matriculado recebe além do uniforme do Le Cordon Bleu, material didático e um kit de facas. A próxima turma está programada para iniciar as aulas em 16 de julho e outra turma em 1º de outubro.

ALUNOS LE CORDON BLEU SÃO PAULO - 3CRÉDITO ALI KARAKASAlém desse, o instituto oferece outros cursos como o Diplôme de cuisine, onde o aluno vai do básico ao avançado em técnicas de culinária explorando as tendências globais de cozinha. No Diplôme de Pâtisserie, o curso engloba todos os níveis de pâtisserie e pastelaria. Gestão de hotéis, restaurantes e culinária, voltados para gerentes de hotéis e proprietários de butiques e todo o conhecimento operacional para a indústria de culinária e hospitalidade.

Há também cursos de saúde, nutrição e dietas, onde o programa visa conectar as disciplinas de artes culinárias e nutrição adaptadas às modernas tendências alimentares atuais, entre outros. O Boulangerie, é voltado para as técnicas francesas e internacionais de pães artesanais, com métodos de produção de leveduras.

As aulas são planejadas detalhadamente em seu conteúdo e os alunos aprendem gastronomia em aulas práticas e em cozinhas modernas e bem equipadas.

Estão programados cursos de curta duração, mas ainda não têm datas e disciplinas definidas, avisa Amanda. Mas aqui no Brasil como nas outras unidades do instituto há uma programação diversificada de cursos para profissionais e leigos que gostem de cozinhar. As aulas são ministradas por profissionais experientes.

Para quem quer se profissionalizar ou por puro hobby, há o curso Wine and Spirits, ministrado por profissionais da área. Trata-se de um abordagem prática e teórica de vinhos de todo o mundo.

As crianças têm vez e espaço através do Le Petit Cordon Bleu. É uma forma para estimular e incentivar as crianças a desenvolverem gosto e criatividade dentro da gastronomia.

Não só a cozinha francesa mas todos os tipos de culinária, incluindo as regionais estarão presentes. “O profissional precisa ter as técnicas necessárias para elaborar um prato, seja de cozinha francesa ou não”, lembra Amanda.

Quanto aos valores dos cursos, Amanda informa que o valor cobrado no Brasil é “semelhante ao que um aluno pagaria nas outras unidades do instituto nos países onde o LCB está instalado”. Embora não obrigatório, a fluência no idioma francês é recomendável. “Nossos professores falam fluentemente o português e os alunos não terão problemas de comunicação”, garante Amanda. Mas com a inauguração das filiais no Brasil, fazer um curso no LCB ficou muito mais em conta.

Os formados pelo LCB têm reconhecimento profissional e internacional pela qualidade e a experiência. Para conhecer o LCB em São Paulo basta agendar horário. (GA)

Le Cordon Bleu, Rua Natingui, 862, 1º andar, Telefone 3185-2507, www.lecordonbleu.edu

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA