Beco do Batman pode virar parque

0
2075

Previsto no Plano Diretor, a região ao redor do Beco do Batman pode se tornar um parque urbano ainda neste ano.

Os Territórios de Interesse da Cultura e Paisagem (TICPs) definem determinadas áreas como lugares significativos para a memória de São Paulo e de seus cidadãos e, portanto, regiões prioritárias para políticas de preservação e investimentos.

O Projeto de Lei 257/2016, de autoria do vereador Police Neto, cria o Território de Interesse da Cultura e Paisagem Parque da Vila, na Vila Madalena. O Beco do Batman e suas paredes grafitadas por diversos artistas, desde os anos 1980 é o epicentro da área e dão uma pequena amostra da sua relevância histórica e cultural. O TICP do Parque da Vila tem como limites as ruas Aspicuelta, Harmonia, Medeiros de Albuquerque e Gonçalo Afonso que fica dentro do perímetro previsto.

Beco do Batman é uma atração da cidade. (Foto/Gerson Azevedo)
Beco do Batman é uma atração da cidade. (Foto/Gerson Azevedo)

 Pela importância cultural e simbólica dessa região da cidade, o TICP Parque da Vila é o reconhecimento da importância dessa área da cidade e cria mecanismos para incentivar a arte, educação e consciência ambiental, além de gerar desenvolvimento e renda para o bairro, consta na justificativa para a criação do projeto.

Os inúmeros graffitis que decoram o corredor por onde o rio Verde corre em direção ao rio Pinheiros se tornou um dos maiores atrativos turísticos e culturais da Vila Madalena atraindo muitos visitantes. Entre eles, artistas internacionais como os integrantes da banda Rolling Stones que recentemente visitou a área e até deixou sua marca em forma de grafiti.

No dia 17 de abril último, o PL foi aceito pela Câmara dos Vereadores e agora passa para outra etapa, onde “vamos debater com a comunidade, através de seus moradores e comerciantes além de associações de moradores como a Savima – Sociedade Amigos da Vila Madalena, que poderão fazer suas propostas e apresentar sugestões”, explica o vereador Police Neto, por telefone.

Beco Batman-GA (5)Existem outros dois TICP na cidade: o Jaraguá/Perús com seu patrimônio arquitetônico que reúne várias indústrias da região. Outra é a Paulista/Luz com seu patrimônio de edifícios históricos e importância cultural para a cidade, entre outros destaques.

Segundo o vereador, a 2ª votação deverá acontecer ainda neste ano. “Assim que for aprovado, a prefeitura fará melhorias, novas adequações nas áreas públicas, como ruas, passeios, melhorias na sinalização e no equipamento urbano da região”, avisa. “Temos procurado encontrar uma modulação que seja boa para todos que moram e vivem na região. Afinal, todos querem viver bem!”, lembra o parlamentar. (GA)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA