Dedicação total à dança

0
1809

Parceira do Guia da Vila Madalena, a Cisne Negro é uma referência na dança e conhecida no
Brasil e no mundo.

A Cisne Negro Cia. de Dança em 2017 completa 40 anos de existência. A história de sucesso da escola confunde-se com a história de sua mentora, fundadora e diretora artística, Hulda Bittencourt. Nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, SP, e foi criada na Vila Madalena. Morou na rua Purpurina, mudou-se para a rua Coropés quando casou e, depois foi para a rua Macunis. O Estúdio de Balé Cisne Negro nasceu como uma firma individual de Hulda. Em 1976, o estúdio se tornou uma sociedade com a entrada de Edmundo Rodrigues Bittencourt (marido de Hulda, falecido em 2008). Ainda em 1976, o casal fundou a Cisne Negro Cia. de Dança e comprou o terreno para construir a sede na rua das Tabocas, onde está localizado o estúdio. “Meu marido vendo toda a minha paixão, investiu aqui e fez esse prédio que foi o primeiro prédio próprio para dança em São Paulo”, disse Hulda.
Cisne Negro014 GV04 - CCSegundo Hulda, a Cia deu um salto em abril de 1977, quando ela juntou suas alunas do Cisne Negro com atletas da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). “Nisso chegaram os atletas da USP para dançar… tinha um da natação, do vôlei, do atletismo… E cada dia vinham mais homens, mas todos diferentes uns dos outros de musculatura. Aí eu estorei na mídia com uma companhia de homens e algumas meninas da escola. Comecei a chamar alguns coreógrafos, já que eu não sabia criar para um grupo tão heterogêneo. Enfim… A coisa foi crescendo, crescendo, e em pouco tempo já estávamos conhecidos no Brasil inteiro e no exterior. Eu não tinha nenhuma ambição de ter uma companhia de dança. Aconteceu por causa dos atletas.”
Hoje a Cisne Negro tem um repertório criado por coreógrafos renomados da dança clássica. A companhia se apresentou em cidades do Brasil, e países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Paraguai, Uruguai, China e Romênia. Tem no repertório, espetáculos como Vem Dançar (2000), Trama (2011), Sra. Margareth e Barak Marshall (2013), Ziggy (2016), e o tradicional O Quebra-Nozes, que em 2016 se apresentou pela 33ª vez. O balé, em 1983, sob a direção de Hulda, recebeu naquele ano o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como Melhor Espetáculo de Dança. Neste último ano a temporada aconteceu no Teatro Alfa.
As atividades da Cisne Negro em 2017 se iniciarão no dia 20/1. (ND)

Estúdio de Ballet Cisne Negro
Rua das Tabocas, 55, Vila Madalena
Telefone 3031 0930
www.estudiocisnenegro.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA