“La Vida Tosca” de João Gordo

0
2605

Vocalista da Banda Ratos de Porão, apresentador e morador da Vila lança sua biografia.

No final do mês de novembro, João Gordo lançou sua biografia, escrita em conjunto com o jornalista André Barcinski. O lançamento aconteceu no Teatro Eva Herz, no Conjunto Nacional, em São Paulo, num clima descontraído, com entrada grátis, aberto ao público. No auditório, muitos fãs dispararam perguntas sobre a vida do polêmico vocalista, que sempre gostou de chocar a opinião pública com suas respostas velozes e seu jeito de “bad boy”. Na data, João e André abriram o evento com um bom bate-papo e falaram um pouco sobre a confecção do livro, que demorou cerca de dois anos – entre entrevistas, conversas e finalização – para ficar pronto.

André mencionou que a amizade com João começou nos anos de 1980, quando o jornalista trabalhava no jornal Notícias Populares e João era um jovem punk, cheio de marra e rebeldia. “Eu estava a fim de chocar. Morava na Vila Gustavo e os manos eram da Vila Piauí, tá ligado?! Uma vez, na primeira turnê, a gente, que nunca tinha viajado pra lugar nenhum, foi parar em Amsterdan, sem saber uma única palavra em outra língua”, pontuou o cantor.

O humor ácido de João é muito bem destilado nas 320 páginas do belo livro, publicado pela Darkside Books, repleto de fotos e artes ao estilo punk. O “Viva La Vida Tosca” é o primeiro do artista, mas o sétimo de André Barcinsky, que escreveu várias histórias reais, como a da banda Sepultura e a do cineasta José Mojica, o Zé do Caixão. Questionado sobre sua dificuldade em escrever o atual lançamento, ele responde. “Trabalhar com o João foi muito fácil…, dificil mesmo foi escrever a biografia do Zé do Caixão”, revela.

Resumidamente, o “Viva La Vida Tosca” desvenda os segredos, nem tão secretos assim, de João Francisco Benedan, um rebelde com causa, que passou por violentos conflitos com seu pai, um policial da Rota com temperamento difícil, momentos de extrema tensão com membros do movimento punk, fãs e haters, além dos excessos de todos os tipos.

As boas e más experiências vividas por João – que atualmente tem um programa de entrevistas e receitas veganas no YouTube (Panelaço) – e relatadas no livro, moldaram seu caráter e o transformaram em um ídolo irreverente, em um marido e pai amoroso e um personagem extremamente culto, inteligente e carismático. Suas passagens pela televisão, seus encontros com grandes músicos, como Kurt Cobain (Nirvana), Tom Araya (Slayer), entre outros, suas amizades com Redson Pozzi (Cólera), Chorão (Charlie Brown Jr.), além de seus entrevistados inusitados e suas participações em programas da MTV e TV Record também recheiam as páginas dessa sua biografia. (ND)

“João Gordo: Viva la Vida Tosca”
Editora Darkside Books, 320 páginas, R$ 59,90
Programa Panelaço: https://www.youtube.com/user/panelacooficial

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA