A arte da pintura

0
3463

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Peças de porcelana pintadas a mão.

Criado por Ana Maria Guedes Pereira, o Studio Ana Arte ensina há mais de 50 anos as técnicas de pintura em faiança, porcelana e baixo esmalte. 

O Studio Ana Arte, criado em 1953, tem cursos livres e práticos de pintura ministrados por professoras experientes que ensinam as diversas técnicas de pintura para que a aluna aprenda de maneira gradual a pintar peças utilitárias e decorativas como vasos, jarros, travessas e placas decorativas.

mamae nova
Ana Maria, artista plástica e fundadora do Studio. (Foto Divulgação)

A professora Ana Maria é autodidata na arte da pintura. Italiana, ela chegou pequena ao Brasil, aos 6 anos de idade. O talento natural para o desenho e a pintura se revelou por volta dos 20 anos, quando Ana Maria já pintava peças de cerâmica e porcelana. A beleza das peças chamou a atenção de amigas e conhecidas que pediram que ela ensinasse a pintar. E foi assim que deu início a sua escola de pintura que mantém até hoje. A história é contada resumidamente por Emilia Gonçalves Lauksas, secretária do Studio Anaarte.

São três os cursos de pintura do Studio Ana Arte: faiança, porcelana e baixo esmalte. Todas as técnicas precisam ser levadas ao forno para sofrerem queimas e serem finalizadas.

Na faiança, as peças são pintadas depois de esmaltadas. São necessárias no mínimo duas queimas para que a peça pintada na técnica fique pronta. Este tipo de pintura também é chamado de baixa temperatura.

Studio AnaArte-GA(2)
A professora Catarina (esq) com alunas.

De técnica milenar, a porcelana tem um tipo de pintura bem característico como o azul borrão. Aqui são usadas as mesmas tintas da faiança e as técnicas se diferenciam pela porosidade das peças, mas as porcelanas são as melhores para jogos de mesa, por exemplo.

No baixo esmalte a peça é pintada com uma tinta à base de água e só depois ela é esmaltada. As peças pintadas nesta técnica lembram cerâmicas antigas com desenhos e padrões contemporâneos.

A escola funciona de segunda a sexta, das 14 às 19h. Os cursos têm uma aula semanal com duas e meia de duração e custa R$ 450,00 por mês. As alunas são acompanhadas por professoras experientes que dosam o ritmo do ensino de acordo com o  desenvolvimento de cada uma.

Studio AnaArte-GA(7)

O Studio Ana Arte vende peças cruas, com ou sem esboço dos desenhos feitos pelas professoras e que depois são pintados pelas alunas e também todo o material necessário (tintas e pinceis) para as aulas de pintura. Há, também, peças prontas, como vasos, pratos pintadas por professoras e alunos da escola que são boas sugestões para presentear, por exemplo.

Studio Ana Arte, Rua Auriflama, 60, Pinheiros, Telefone 3085-8398, www.studioanaarte.com.br 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA