Costurando para o bem

0
3117

Grupo de voluntárias se reúne semanalmente em oficina de costura para fazer enxovais de bebê para doação e peças para o bazar que acontece em maio.

A Oficina de Costura de Caridade Nossa Senhora da Piedade foi criada em 1958. Hoje reúne cerca de 20 voluntárias. Elas se encontram na Vila Madalena às segundas-feiras à tarde para costurar e produzir peças para o bazar que promovem anualmente. A oficina é uma das 53 oficinas de caridade que integra a Associação de Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, fundada em 1926.

As voluntárias frequentam a Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo. “A maioria é católica, mas o nosso grupo é ecumênico e temos colegas de outras religiões”, conta Ângela Maria Canzian, a coordenadora da oficina e dona da casa onde a oficina funciona.

1603-Oficina Costura(10)
Elas criam e costuram as peças que serão vendidas no Bazar (Fotos/Gerson Azevedo)

O trabalho das voluntárias é intenso nas máquinas de costura e de overlock. A idade das integrantes varia de 51 a 85 anos. Muitas delas são viúvas e trocaram a solidão pelo trabalho voluntário e a convivência com as amigas. A divisão das tarefas é feita de acordo com a habilidade de cada uma. Enquanto umas costuram, outras cortam as peças ou finalizam e embalam. “Aqui cada uma faz o que sabe e ensina a outra que não sabe”, lembra Ângela. No final da tarde, um café fresco e pães e bolos completam a jornada.

Todas as peças da oficina são confeccionadas em tecidos. Elas estarão à venda no Bazar do Dia das Mães que acontece no próximo dia 5 de maio, das 9 às 18h, no salão paroquial da Paróquia Santa Maria Madalena, na Rua Girassol, 795. Parte da renda obtida no bazar é destinada à paróquia e parte revertida para custear os gastos da oficina e a compra de mais material para a oficina de costura.

A variedade de peças produzidas por elas é grande. Tem pegador de panelas, almofadas, jogos americanos, toalha para cabelo, pano de chão, echarpes, cachecol, meias de lã, panos de prato bordados, jogos de toalhas e muito mais. “O preço é bem em conta”, garante Ângela, que convida a comunidade para ir ao bazar para conhecer o trabalho que elas fazem. No bazar, haverá a venda de canja, salgados, doces e sanduíches de pernil, além de produtos da Pastoral da Caridade como geleias, vinho e mel.

Além das peças para o bazar, as voluntárias da oficina também confeccionam enxovais para bebês que são doados para mães que necessitam. O enxoval tem todas as peças de que um bebê precisa no início de vida – cobertor, fraldas, casaquinhos, toquinha, sapatinhos e muito mais. Eles são doados para instituições que a oficina ajuda.

Ângela avisa que o grupo está sempre aberto para novas integrantes, “quem se interessar é só aparecer e se envolver no trabalho”.

Oficina de Costura de Caridade Nossa Senhora da Piedade, Telefone 3032-8706

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA