Arte para organizar ideias

0
1959

Tradicional oficina de arte do bairro abre matrículas para novas turmas de alunos.

Neste mundo caótico, onde tudo é feito com pressa, objetivando um resultado, a arte aparece como refúgio, um lugar onde o olhar se aguça e a imaginação começa a nascer. Por tudo o que a arte traz de benefícios para o ser humano, a artista plástica Shu Lin mantém um curso em seu ateliê onde treina crianças de 3 a 13 anos. “Na verdade, eu não ensino, eu permito às crianças treinarem seu olhar para a arte. Tento despertar nelas essa criatividade que todo o ser humano tem para desenhar, pintar, montar objetivos. E depois, quando esse olhar está desperto, eu apresento os instrumentos e as técnicas possíveis para cortar, colar, unir diferentes materiais e transformá-los”, diz.

Ela acrescenta que nem sempre o resultado esperado pelos pais é o mesmo apresentado pela criança. “Leva tempo, pois esse trabalho exige um ritmo lento, uma calma, que não leva a resultados imediatos”, explica a artista.

Entre as técnicas de arte propostas por Shu aos alunos estão: desenho, pintura, marcenaria, mosaico, cerâmica, gesso, sucatas, origami, entre outras.

As turmas do ateliê ainda estão sendo formadas este ano, então, quem tiver interesse em matricular seu filho pode ligar, agendar um horário e fazer uma aula experimental gratuita. “Eu sempre faço uma entrevista com os pais na época da matrícula e explico que o ritmo aqui é desacelerado, para não deixá-los ansiosos por resultados. Muitas crianças têm vontade de aprender a desenhar melhor, outras, entretanto, não têm interesse algum pelos pincéis… essas são mais difíceis. Através da arte é possível ver quais os sentimentos ocultos por detrás dos traços. Uma criança que só desenha armas, policiais ou bombeiros, está pedindo socorro de alguma forma. Mesmo assim as crianças se mostram mais, já os adultos são mais resistentes”, revela.

Há 27 anos na Vila Madalena, a Shu Oficina de Arte faz uma exposição com os trabalhos feitos pelos alunos entre novembro e dezembro. Na 26ª Exposição de Artes, o tema escolhido foi o fundo do mar. “Todos os anos, todos opinam sobre o tema, votam e participam com trabalhos. É uma forma de finalizar o curso, que pode ser repetido quantas vezes necessário”, finaliza a artista. (ND)

 

Shu Oficina de Arte

Rua Medeiros de Albuquerque, 42

Telefone 3812-5350 e 95495-6831

www.facebook.com/Shu-Oficina-de-Arte

 

Fotos: Divulgação

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA