Entre cores e formas

0
1873

Curso livre de estamparia ensina técnicas e encaminha alunos para o cobiçado mundo da moda.

Ao vestir uma roupa, ninguém imagina que por trás de cada estampa exista um trabalho de pesquisa, traço, desenho e coloração minucioso e muito caprichado. “Tudo se inicia com um tema (por exemplo, azulejo português, um dos temas da Gucci). No curso todo, eu dou quatro temas de pesquisa para os alunos. Depois de encontrarem os elementos relativos ao tema, eles montam um desenho, fazem uma ilustração com lápis de cor ou canetinha, já aprendendo a fazer o rapport (quatro lados de um desenho inteiro que tem de “bater” um com o outro, formando todos os lados). Depois, eles vão para o computador, onde aprendem a abrir esse desenho no programa correto (Illustrator e Photoshop), copiam a imagem quatro vezes para ver se o desenho tem continuidade. Esse é um dos processos de estamparia o qual chamamos de Design Têxtil”, diz Cláudia Lamberti, artista plástica, formada em moda e professora da Escola de Arte e Design ABRA Pinheiros.

Esse é um dos cursos livres, com duração de cinco meses, oferecidos pela escola, que já tem oito anos no bairro. Para entrar no Design Têxtil, especificamente, uma das exigências é já saber desenhar, pois o profissional é um desenhista técnico. De acordo com Cláudia, a procura pelos desenhistas de estampa é muito grande, uma vez que ele pode trabalhar em vários segmentos, como moda feminina e masculina, moda praia, lingerie, fitness, infantil e também decoração.

A ABRA é uma franquia que já existe há mais de 25 anos e oferece, além do Design Têxtil, que faz parte da área de Moda e Estilismo (que abrange também Computação Gráfica Aplicada à Moda, Design de Calçados, Design de Moda, Estamparia Têxtil, História do Vestuário e da Moda, Modelagem e Costura e Técnico em Produção de Moda com ênfase em Estilismo), outros cursos nas áreas de Artes Visuais, Desenho e Quadrinhos, Fotografia, Design de Interiores, Design Gráfico, Ilustração, Arquitetura, Computação Gráfica, Paisagismo e Kids & Teens. Segundo as proprietárias da ABRA Pinheiros, Rosangela Ballestero e Célia Gusman, o curso de estamparia é relativamente novo na escola, mas tem muita procura.

Todos os cursos oferecidos são livres e de curta duração, à exceção dos cursos de Design de Interiores e Design de Moda, que são técnicos e duram em média dois anos. A faixa etária dos alunos, segundo Rosangela, varia de 14 a 80 anos ou mais. Já para os cursos Kids & Teens, a média de idade é de 5 a 13 anos. Boa parte dos cursos regulares pode ser iniciada a qualquer tempo, dependendo das vagas disponíveis. Um dos diferenciais da escola é ter no máximo 10 alunos por turma e, com isso, conseguir dar um atendimento próximo e personalizado a cada um deles. 

ABRA Pinheiros
Rua Capote Valente, 1.332, Pinheiros
Telefone 3624-0927
www.abra.com.br/pinheiros

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA