Da Itália para|a Vila

0
1593

Foto:

Via Emilia

Sanduíche típico da região da Emilia Romagna, a piadina é um dos destaques.

Próximo de completar um ano de inauguração, o restaurante Via Emilia tem Lais Duo como chef, idealizadora do cardápio e uma das sócias. Neta de italiana, sempre teve a cozinha muito próxima em almoços familiares, o que serviu de estímulo para fazer cursos aqui e também na Itália, onde morou por uma temporada de dois anos. Lá trabalhou nas cozinhas de restaurantes de Milão, como o Ratana e 10 Corso Como Café. Aqui no Brasil, ela passou pelo Miya, como subchef.

Para trazer uma novidade para o público, Lais optou pela piadina, pouco conhecida por aqui. “É um sanduíche típico e popular da região da Emilia Romagna, feito com um pão bem fininho à base de farinha de trigo italiana, água, sal e gordura animal”, explica ela. Como aconteceu lá na Itália, no Via Emilia o piadina ganhou mais de 20 recheios, com versões salgadas com presunto cru e squacquerone (espécie de queijo fresco e cremoso), vegetarianas e doces. “É um dos nossos carros-chefes”, garante.

Recentemente, uma versão menor foi oferecida aos clientes: “Montamos uma pequena barraca e vendemos aos clientes as piadinas na porta do restaurante. Foi um sucesso e pretendemos repetir o evento outras vezes”, informa.

Mas o cardápio do restaurante vai além do sanduíche. Massas italianas feitas na própria cozinha, como tagliatele e capeleti, não podem ficar de fora. Opções de saladas, risotos, carnes, pescados e aves completam o menu, além de sobremesas como o tiramisu, entre outras. Durante a semana, a casa oferece, no almoço, um menu executivo com entrada, duas opções diárias e sobremesa. As crianças ganharam cardápio próprio também.

A decoração do ambiente é moderna e um detalhe chama a atenção: Lambrettas e Vespas, veículos que se tornaram símbolos da Itália, aqui formam a decoração, em diferentes tamanhos e modelos. A que se destaca mais é a que fica logo na entrada, no piso, em uma espécie de caixa de vidro. Fabricada nos anos 1970, chama a atenção de todos. Um pequeno bar e uma área aberta com mesas completam o lugar.

Via Emilia
Rua dos Pinheiros, 537
Telefone 3062-2437
www.viaemiliapiadineria.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA