100 anos das feiras livres

0
2184

Foto:

100 anos das feiras livres

Apesar das comodidades dos supermercados, as feiras ainda atraem uma freguesia fiel. São cinco delas nas imediações da Vila Madalena.

Populares e folclóricas, as feiras livres existem desde meados do século 17. Os registros históricos contam que vendiam “gêneros da terra, hortaliças e peixes, no Terreiro da Misericórdia”, no centro de São Paulo. Em 1914, o prefeito Washington Luiz de Souza assinou o decreto que reconhecia oficialmente a primeira feira livre oficial, no Largo General Osório, e contava com 26 feirantes.

Cem anos depois, as feiras livres têm de tudo um pouco. Os tradicionais pastéis de feira sempre têm suas barracas montadas nas extremidades. Aos gritos e com bom humor, muitos dos feirantes chamam a freguesia com seus bordões do tipo “aqui tem fruta boa, bonita e barata”, “freguesa bonita não paga… mas também não leva” e a pechincha faz parte da negociação entre cliente e feirante.

Quase na esquina da Aspicuelta com Fradique Coutinho encontramos o casal Manuel e Shirley, que trabalha na feira da Mourato Coelho há mais de 50 anos. “A clientela virou amiga. Trazem suas panelas para consertar, facas para afiar e ainda conserto fogões e geladeiras nas residências”, conta Manuel. O filho Marcelo segue os passos dos pais e fica na esquina da Mourato com a Wisard. A ceboleira e vendedora de temperos Maria Garcia Benedicto é outra personagem com mais de meio século de feira da Mourato. Ela vende temperos dos mais diversos e o que chama a atenção são os potes com temperos decorados com adesivos de fadinhas e princesas, “que as meninas adoram”, conta ela. Depois de tanto tempo, a feirante se diz cansada da rotina que a obriga levantar de madrugada e enfrentar uma nove horas de trabalho.

Muita gente vem passear, mas pela qualidade e frescor dos produtos, tem a preferência de profissionais da cozinha, como a chef e moradora da Vila Letícia Massula: “É uma das feiras de que gosto de frequentar”.

Com funcionamento regulamentado das 6 às 14h, são cinco os endereços de feiras livres na região da Vila Madalena: terça, Praça Benedito Calixto; quarta, Rua Luminárias e Rua Padre Artur Somensi; quinta, R. Realengo, e sábado, Rua Mourato Coelho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA