Como será 2014

0
1360

Foto:

Como será 2014

Um novo ano começa. Além da mudança da folhinha, é tradição buscar novos significados para ele. Para saber o que teremos pela frente entrevistamos a astróloga Carmen Sampaio, que mora na Vila Madalena há mais de 15 anos. 

Além da astrologia, Carmen se dedica à biologia e com seu jeito otimista e cativante revela o que o Brasil deverá viver nos próximos 12 meses. Dilma deverá ser reeleita, afirma ela, mas outros eventos astrológicos indicam que não será um ano fácil. Mas, lembra Carmen, que as mudanças dependem de nós. Então é torcer para que tenhamos um ótimo ano e com muita felicidade. 

O que significa o ano novo?
Além deste signo solar que todo mundo conhece, temos o signo venusiano, mercuriano, etc. Fazemos aniversário quando a Terra, girando em torno do sol, volta ao ponto original. Este é o método utilizado pela humanidade para ler o tempo. Mas para a natureza, o tempo é outro, é regido por Mercúrio, por exemplo. A astrologia traduz o tempo na natureza. Por isso temos certa dificuldade em lidar com o tempo das coisas e com a nossa exigência. Astrologicamente, 1º de janeiro não é um determinante astrológico ou uma data que estudamos para fazer previsão. É uma organização do calendário gregoriano que é pautado pelo ciclo solar que não é o único instrumento para a leitura astrológica. O ano solar astrológico começa no dia 20-21 de março. E tem uma variação a cada ano. 

Mas é uma época em que fazemos promessas e tomamos algumas decisões…
A passagem do ano não determina que você vá conseguir modificar as coisas. Mas vale lembrar que isso inspira as pessoas. O primeiro dia do ano é o décimo primeiro grau de Capricórnio, que são graus de determinação. Isso é uma determinação saturnina. Normalmente, na passagem do ano, ficamos mais conscientes daquilo que nós estamos devendo e que não conseguimos cumprir. É um bom momento para fazer um balanço. Sob a regência de Capricórnio, estamos procurando algum caminho que implique um mínimo de disciplina. 

E as promessas que fazemos e constatamos que não realizamos?
Do início de março até 19 de maio vai acontecer a retrogradação de Marte, que dá uma aparência que o planeta está andando mais lento. Isso gera uma sensação de procrastinação que afeta o coletivo. Esse momento de retrogradação é importante porque gera uma denúncia para o que não estamos fazendo corretamente em relação ao meio ambiente. Teremos um aumento dos índices de violência e dos diagnósticos de depressão, que não deve ser confundido com o aumento do número de depressivos. Quanto à violência contra as mulheres, é um momento em que muitas delas conseguem revidar e denunciar a violência que estão sofrendo. Do ponto de vista astrológico, essa retrogradação vai afetar e muito ao Brasil. Vai mexer com as nossas questões políticas e vai acontecer antes da Copa do Mundo. Isso tudo vai deixar suas marcas. Por isso que eu afirmo que será um evento político.

A procrastinação vai prevalecer?
Só consigo ver isso estudando o mapa de cada pessoa. Cada um tem suas dificuldades. Tem os que não conseguem procrastinar nem em pensamento. E existem as pessoas que são naturalmente lentas ou que levam mais tempo para fazer aquela tarefa. Pode ser algo mais prioritário. É uma característica não um defeito.

Isso tudo afeta o país?
O Brasil tem uma característica Aquário- -Uraniana muito desenvolvida. Somos levados a ver, por exemplo, o mundo das drogas como um mundo normal. Entenda-se como drogas remédios, álcool, tabaco e outras drogas autorizadas, que vejo com preocupação, inclusive. Somos campeões em muitas drogas e geramos lucros para empresas de todo o mundo. Agrotóxicos proibidos em outros países aqui são comercializados livremente. E isso afeta os outros países também. O olhar do mundo para o que acontece aqui dentro, envolvendo a fauna, a flora e as populações que aqui vivem será maior e muito forte depois de maio de 2014.

Como brasileiro, o que esperar de 2014?
O Brasil é virginiano. No primeiro semestre, o país vai experimentar um momento muito confortável com Júpiter transitando por Câncer. Isso vai facilitar nossa vida até 15-16 de julho. Será uma grande oportunidade para abraçar causas que efetivamente terão resultado. Teremos um aumento da luta pela liberação das drogas que hoje estão nas mãos dos narcotraficantes. E se falarmos de Plutão, não podemos negar as drogas. É um perigo não só para o indivíduo, mas para a economia do país, para o sistema de saúde e de segurança. Precisamos eliminar essa despesa para que apareça o equilíbrio sociopolítico.

Teremos mudanças significativas?
A mudança vai depender de nós mesmos. Boa ou má, vai depender de cada um. Lembre-se de que toda a semente tem a perspectiva de vingar ou não. O Brasil tem como ascendente Aquário. A frase Ordem e Progresso da nossa bandeira é tipicamente Virgem-Aquário. Nossa condição nos coloca, neste novo período, em uma posição de sermos mais críticos em relação às nossas necessidades. Por esse motivo temos uma autoestima deficitária. Fazemos uma autopromoção de ser povo feliz etc., típica de Virgem, e nós, muitas vezes, não enxergamos o que é preciso fazer coletivamente. Essa faceta de povo alegre é uma herança dos anos da ditadura militar. 

E na política, a Dilma se reelege?
Acho que a Dilma deve ser reeleita. E isso eu não sei dizer se será bom ou ruim. Ela, individualmente, em seu mapa astrológico, está mais forte, com a oportunidade de vivenciar as melhores experiências como indivíduo. Mas como representante de poder, ela vai abdicar de sua pessoalidade para ser a candidata oficial. É uma contradição. Seu maior opositor anunciado até agora, o senador Aécio Neves (PSDB), não tem suporte para vencer. Se eu fosse a astróloga da Dilma, diria para ela não se candidatar. 

Não tem nenhum adversário para ela?
O presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa, poderia ser esse opositor, mas ele não se apresentou até agora como candidato. Sendo assim, a Dilma tem mais chances. Os outros, Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva, não sei dizer porque não fiz o mapa deles.

E na Copa, seremos hexacampeões?
Brasil, Alemanha e Espanha estão em destaque este ano. Eu não entendo de futebol. O que sei estudei através dos mapas astrológicos de alguns dos países participantes e levei em conta mais o lado político do que esportivo. Lembro que a astrologia não é uma coisa rígida e fixa. É como uma semente. Ela só vai dar frutos se você cuidar realmente da semente. Nós temos a semente da Copa como uma perspectiva diante do mapa do Brasil, que é Virgem com ascendente em Aquário, que é perfeccionista. 

Então é torcer para o Brasil ganhar?
Do ponto de vista astrológico, a Copa do Mundo, vai deixar de ser um evento esportivo para se transformar em um evento político. No mapa do Brasil, Júpiter rege como um todo o ciclo esportivo. Isso mexe com as nossas bases políticas. 

Indique um bom período para o Brasil.
De 27 de fevereiro até o dia 2 de junho, quando a retrogradação de Marte estará concluída, teremos uma oportunidade de fazer uma interação com o que é público. É um momento de fazer crítica e planejar as novas ações. Estudar os candidatos para as eleições que vêm aí é uma forma de aproveitar essa oportunidade e para poder atuar politicamente com responsabilidade. Dedicar um dia para ajudar alguém, pode ser de sua própria família, está valendo, é outra boa sugestão. É um bom momento para se preparar a terra para um novo plantio.

Como se interessou pela astrologia?
Queria ser astróloga desde criança. Estudei psicologia, mas não tenho perfil. 

Defina seu trabalho.
Faço mapas para equilibrar o mundo em que acredito. Quando o indivíduo tem a percepção de quem realmente ele é, fica mais realizado. O mapa é uma tradução da condição da alma.Traduzo os ciclos astrológicos e as vocações pessoais através dos mapas. E é possível fazer previsão, ou melhor, organizar melhor o tempo das pessoas, destacar as características individuais de cada um. Quem não faz o que gosta pode ter uma vida depressiva e muitas vezes não percebe e/ou não é incentivada. Quanto mais somos iguais a todos temos um risco maior de depressão. A tentativa de uniformização leva muitas vezes os seres à infelicidade e à luta. Faço esse trabalho para indivíduos e empresas. 

Para terminar, qual é o seu signo?
Meu signo? Sou cobra com lagartixa (risos). Conto para você quando vier fazer seu mapa astrológico aqui comigo. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA