Devagar para apreciar

0
1047

Foto:

Devagar para apreciar

Paulo Rios, que trabalha na Vila, iniciou uma campanha para conscientizar os motoristas a respeitar a velocidade máxima de 30 km/h nas ruas do bairro. 

Munido de folhas de papel, um pequeno rolo de espuma e cola branca, Paulo Rios é o criador do movimento “Vila a 30”, há um ano. Ele espalhou cartazes pelos postes e muros da Vila Madalena para que os motoristas respeitem o Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece que a velocidade máxima nas vias locais é de 30 km/h. Acompanhamos uma dessas panfletagens em uma manhã chuvosa de domingo pelas ruas Pascoal Vita, Natingui e Fradique Coutinho.

“Minha campanha não pede nada além de respeito à legislação”, diz o publicitário que se inspirou em movimentos semelhantes em outras cidades do mundo, os chamados traffic calming. Lembra ele que, se essa regra fosse obedecida aqui na Vila Madalena, o jovem Vitor Gurman, de 24 anos, ainda estaria vivo. Paulo lembra que Vitor foi atropelado na Rua Natingui em julho de 2011 por uma motorista que estava em uma SUV em alta velocidade.

Para se deslocar da Vila Olímpia, onde mora, até a Vila Madalena, onde trabalha, Paulo também faz uso de bicicleta e observa que muitos motoristas trafegam em velocidade acima da regulamentar pelas ruas do bairro. “Já passei por alguns sustos por conta de motoristas imprudentes”. Ele espera que com essa sua campanha, possa tornar o trânsito mais pacífico entre motoristas, ciclistas e pedestres.

Outra vantagem que aponta para quem circula a 30 km/h é “além de poder apreciar o entorno, o motorista tem um ângulo de visão periférica maior, o que pode ser fundamental na hora de desviar de um buraco ou brecar repentinamente”.

Capixaba criado no Rio de Janeiro e morador de São Paulo há anos, Paulo lembra que as ruas da Vila Madalena servem de atalho para os motoristas que querem fugir do trânsito mais carregado das avenidas Pedroso de Morais e Rebouças, entre outras.

Para participar da campanha, Paulo diz que não é preciso muito. “Basta entrar no facebook.com/vila.a.30, copiar e imprimir o logotipo que criei em papel para a campanha e sair panfletando pelos postes”. Com isso ele espera estar ajudando para humanizar o trânsito da cidade. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA