Capoeira|dá futuro

0
1035

Foto:

Capoeira dá futuro

João Gomes da Silva, o Mestre Gué, criou o projeto “Da Rua para a Capoeira” para atender jovens e adolescentes em dois endereços na Vila Madalena.

A capoeira entrou na vida do alagoano Mestre Gué muito por acaso. “Aos 40 anos, tinha dor nas costas e um médico disse que eu só iria melhorar quando fizesse capoeira. Fiz o que ele recomendou, resolvi o problema de saúde e me tornei um capoeirista desde então”, diz ele que se dedica em tempo integral à arte da capoeira.Morador da Vila Ipojuca, Mestre Gué trabalhou muitos anos como pintor profissional e, quando conseguiu sua aposentadoria, em 2000, para não ficar em casa sem fazer nada, decidiu criar o “Da Rua para a Capoeira” e ensinar a arte da capoeira para crianças e adolescentes. Desde então tem ministrado aulas e contou até o momento com alguns patrocínios.

Hoje, seu projeto atende cerca de 300 crianças em duas escolas da Vila Madalena: na creche municipal Mãe do Salvador e no Lar do Alvorecer Cristão. Também tem uma turma de crianças que participa do projeto na Vila Ipojuca, na Associação Amigos da Vila Ipojuca (Assavi). Como bem lembra ele, “todas as crianças que participam do projeto não pagam nada para frequentar as aulas”.

Mestre Gué explica que “a maioria das crianças é filho de trabalhadores da região e muitas das mães e pais deixam as crianças na escola sabendo que irão aprender uma arte da cultura brasileira e a capoeira é uma forma de aprender a se defender e também respeitar os outros”.

No momento, o projeto, que tem toda a documentação necessária, incluindo CNPJ, passa por um momento delicado, com o fim do patrocínio de uma fundação em agosto último. Desde então, Mestre Gué está à procura de um novo parceiro. Basicamente, o patrocínio servirá para o pagamento dos professores que o auxiliam nas aulas, fardamento para as crianças e a compra de instrumentos musicais para as aulas.

O futuro está ameaçado? Mestre Gué espera que não e diz confiante na continuidade de seu trabalho: “Enquanto eu puder e tiver apoio das escolas, farei o possível para continuar com o projeto. As crianças merecem”, promete.

Mestre Gué
Telefones 98139-3087 e 96704-3371

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA