Orquídeas na Vila

0
1241

Foto:

Professor Diego Ramos Lahoz

Morador da Vila Madalena, o professor Diego Ramos Lahoz e seus amigos já plantaram dezenas de orquídeas pelo bairro.

Plantas epífitas, as orquídeas crescem e vivem apoiadas sobre as árvores e não são parasitas, como pode parecer. Alimentam-se de material decomposto que cai das árvores e suas flores são de uma beleza ímpar. Elas ocorrem em todos os continentes, menos na Antartida. O professor Diego é um apaixonado por orquídeas e criou em 2011 o Orquídeas na Vila e já plantou várias delas pelas ruas da Vila Madalena.

Diego nasceu e sempre morou no bairro. E gosta de plantas, em especial de orquídeas, e tem centenas delas pelas paredes de sua casa na Rua Harmonia. Além de cultivá-las, Diego recebe em doação alguns exemplares.

O grande número de plantas que reunia o levou a distribuir exemplares pelas árvores da Vila. Pegou gosto e desde então faz isso com frequência, principalmente nos finais de semana, com a ajuda dos amigos e da esposa, a psicanalista Fabiana Catanzaro. “Espalhar as orquídeas pelas árvores da Vila é uma maneira de compartilhar a beleza delas com os vizinhos”, conta ele.

Professor de educação infantil da Escola Recreio, na Vila Madalena, Diego também gosta e sempre está passando seus conhecimentos aos alunos e interessados em aulas de jardinagem para todas as faixas etárias. Um exemplo do seu interesse pela natureza é que ele e os alunos da escola cuidam de uma horta orgânica.

Outro exemplo é que em sua casa, além dos vários exemplares de orquídeas e outras plantas, tem um bebedouro e comedouro para os passarinhos. 

No início do Orquídeas na Vila, ele plantava as orquídeas a uns dois metros do chão, e eram fácil de serem vistas pelas pessoas. Porém, algumas delas foram levadas embora ou depredadas. “Certa vez, cerca de umas 30 plantas sumiram de uma vez”. Agora, as plantas ficam mais no alto das árvores mas ainda à vista das pessoas. “Quero mudar o olhar das pessoas para que possam apreciar as belezas da natureza”.

Agora ele busca parceiros para ampliar o trabalho de educação ambiental. E participa voluntariamente de eventos onde ensina a cuidar das orquídeas e incentiva outras pessoas a fazer a mesma ação em outras regiões da cidade.

www.facebook.com/pages/Orquídeas-na-Vila

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA