Xô, resfriado

0
1248

Foto:

Cuidar das vias respiratórias é o melhor remédio.

Cuidar das vias respiratórias  é o melhor remédio.

Inverno é o período em que as vias respiratórias ficam mais vulneráveis às doenças. “As defesas do organismo tendem a diminuir. A baixa umidade faz com que o vírus se concentre, as variações do resfriado são bruscas, o pó se espalha e tem a baixa temperatura”, detalha o farmacêutico e proprietário da Farmácia Equilíbrio, Ademir Valério. A prevenção por meio de medicamentos naturais, receitas e conselhos que remetem aos tempos da vovó sempre foi e continua sendo bons remédios. “Agasalhar o peito, esquentar os pés, evitar mudança brusca de temperatura e não abrir a geladeira com o corpo quente são alguns”. 

Ademir orienta as pessoas a se hidratarem com muita água e a adotarem uma dieta com alimentos quentes e com energia fácil de digerir. “Sopas de legumes são boas e aquecem. Os chás podem ser de capim- -limão, canela e gengibre. E adotar todos os alimentos derivados do mel da abelha para adoçar, especialmente para idosos”.

De acordo com orientações do farmacêutico, um hábito muito comum em tempos frios que deve ser evitado é o banho quente. “Como é um período de baixa umidade, o banho quente resseca ainda mais a pele. Além de evitá-lo, é importante hidratar a pele com cremes corporais”. Uma dica é o creme hidratante vegetal da Vyvedas, com óleo de semente de uva, castanha-do-pará e manteiga de karitê. 

Os conselhos para se evitar a automedicação prevalecem. “Nem com sintético nem com remédios naturais. Nunca se automedicar, inclusive com descongestionantes nasais”, ressalta Ademir. Para desobstrução nasal, sinusites, tosses, expectoração difícil, Ademir ensina uma inalação à base de chá de sálvia. “Nunca ferva a planta. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo, coloque a sálvia e abafe por dois minutos. Jogue o conteúdo numa bacia e, com a cabeça coberta, inale”. No caso de irritação da garganta, a dica é fazer um gargarejo com chá de sálvia com cinco a dez gotas de extrato de própolis.

Farmácia Equilíbrio
Rua Natingui, 449, Vila Madalena
Telefone 3815-1386
Rua Desembargador do Vale, 248, Pompeia
Telefone 3675-1431
www.equilibrio.com.br
Segunda a sexta, das 8 às 19, e sábado, das 8 às 17h

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA