Bem-vindas, bikes

0
917

Foto:

Paraciclos

Incorporadora cria na Vila Madalena dois paraciclos para que os ciclistas possam ter onde estacionar suas bikes.

A cada dia mais pessoas estão usando suas bicicletas como meio de transporte na cidade. Segundo a pesquisa O Uso de Bicicletas na Região Metropolitana de SP, divulgada pelo Metrô no ano de 2010, 70% dos ciclistas paulistanos, ou seja, mais de 214 mil pessoas utilizam a bicicleta como principal meio de transporte pela cidade. E esse número certamente está maior. O ciclista, além dos buracos, falta de ciclofaixas e trânsito caótico que precisa superar, também encontra dificuldade onde estacionar sua bicicleta.

A incorporadora IdeaZarvos!, com sede na Vila Madalena, criou em dois edifícios que tem na região paraciclos para que os ciclistas possam ter onde estacionar suas bikes com mais segurança. Os equipamentos estão localizados num recuo em dois edifícios da incorporadora localizados no bairro: no POP Madalena, na Rua Simpatia, e no Mix 442, na Rua Fidalga esquina com a Rua Aspicuelta.

Os suportes que acomodam as bicicletas foram desenvolvidos pelo designer venezuelano Pedro Useche e usam materiais utilizados nas próprias obras da Idea!Zarvos, como vigas e pontaletes. “Essa é a primeira vez que projeto um equipamento urbano. Acredito que esse tipo de infraestrutura é fundamental em um lugar como São Paulo, melhorando a vida dos ciclistas e também dos pedestres”, comenta o arquiteto.

Os paraciclos podem ser utilizados por qualquer pessoa e ninguém paga nada para utilizá-lo. Para Otávio Zarvos, presidente da incorporadora, “esse é um serviço de extrema importância para a Vila Madalena, pois se trata de uma solução escassa na região. Aliado à arte dos tapumes, os paraciclos agregam bem-estar e qualidade de vida à comunidade”.

Para Carolina Ferres, ciclista e moradora da Vila Madalena, e que faz uso regular da bicicleta como meio de transporte, comemora a criação dos paraciclos e comenta sobre as dificuldades que enfrenta para estacionar sua bicicleta. “Todos os dias, utilizo esse meio de transporte para ir trabalhar e sofro com a falta de paraciclos na Vila Madalena. A região tem muitos restaurantes, cafés, lojas e, mesmo assim, nunca encontro lugares para estacionar minha bicicleta. Então, infelizmente, era obrigada a parar em lugares que atrapalham os pedestres”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA