Na ponta da agulha

0
1514

Foto:

Auriculoterapia: prolongando os estímulos

Conheça os benefícios da acupuntura, uma técnica nascida há 5 mil anos na China, que atua através do reequilíbrio energético para promover um melhor funcionamento do organismo. Ao contrário da medicina do Ocidente, a medicina chinesa e a acupuntura não dissociam o físico do emocional, mental e energético. 

Segundo a acupunturista e terapeuta oriental Flavia Carpanezzi Nusdeu, da Clínica Villa Verde, a acupuntura atua através do reequilíbrio energético para promover um melhor funcionamento do organismo como um todo, através do livre fluxo de energia, fortalecendo-o tanto para se restabelecer de uma doença quanto para evitar novos adoecimentos. 

Segundo a terapeuta, “Entendemos que os sintomas e as doenças são causados pela estagnação de energia. Atualmente, existem muitas pesquisas científicas demonstrando que a acupuntura promove a liberação de neurotransmissores, analgésicos e anti-inflamatórios naturais, mas a ciência ocidental ainda não explica o funcionamento energético da acupuntura, portanto não a compreende totalmente.”

Flavia diz que a acupuntura não trata a “doença” e sim “o ser humano”, por isso, de forma geral, todos podem se beneficiar da terapia, em maior ou menor grau, inclusive crianças e animais.

A terapeuta acrescenta que algumas doenças são curadas com mais facilidade com a acupuntura. “Há casos de dores crônicas de cabeça, por exemplo, que respondem tão bem, ou até melhor, do que a medicação, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais. De forma geral, a medicação atua no sintoma, e a acupuntura na causa da doença, que seria o desequilíbrio energético. Doenças que já atingiram o físico, como, por exemplo, o câncer, não respondem ao tratamento. Neste caso, a terapia ajudar a minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia”, revela.

Para avaliar o paciente, Flavia se utiliza de todas as informações que obtém. “Desde o momento em que o paciente chega, eu consigo informações através da sua fisionomia, tom de voz, postura, cor da pele. Depois é feita uma anamnese completa, onde posso conhecer melhor o cliente e seus hábitos, estados emocionais, uso regular de medicamentos, tratamentos que estão sendo realizados, entre outros, e finalizo com uma técnica que verifica, através da observação do pulso, sua condição energética. Obtenho o que a medicina tradicional chinesa denomina diagnóstico energético, e a partir disso, elaboro o tratamento. Em alguns casos, este tratamento basta por si só. Em outros, ele contribui com o tratamento médico. É uma soma de esforços para o bem-estar do paciente. Eu não solicito exames, porém sempre solicito o acompanhamento de um especialista (médico, fisioterapeuta, etc.), caso haja necessidade.”

Flavia diz que, geralmente, o tratamento inicial é de dez sessões, mas o que realmente determina a quantidade e frequência das sessões é a resposta do próprio cliente ao observar a melhora do quadro.

Para complementar uma sessão de acupuntura, Flavia utiliza a acupuntura auricular ou auriculoterapia, que tem a finalidade de prolongar alguns estímulos através de determinados pontos do pavilhão auricular (o qual é considerado um microssistema), estimulando o próprio organismo a se restabelcer e atingir seu equilíbrio. “Pode-se usar agulhas específicas para o pavilhão auricular ou estímulos feito com esferas metálicas ou cristais de quartzo. Apresenta ótimos resultados nos casos de compulsão, sendo um ótimo complemento para tratamento de vícios como cigarro, álcool e compulsão alimentar”, finaliza.

Flavia Carpanezzi Nusdeu
Clínica Villa Verde (com hora marcada)
Praça Américo Jacomino, 101 Telefone 3865-3113
www.queromaisacupuntura.com.br
flavia.nusdeu@gmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA