De bem com a coluna

0
1079

Foto:

.

Você sabia que uma vértebra desalinhada pode interferir em alguns órgãos do corpo humano, provocando dores, falta de ar, alergias e outros problemas?

Isso acontece porque todas as informações que saem do cérebro passam pelo meio da coluna vertebral (onde se encontra a medula), se ramificam pelos nervos e chegam aos órgãos vitais. “Qualquer subluxação (ou bloqueio) diminui essa mensagem ou impulso e, somado a hábitos e posturas incorretas, pode gerar uma patologia”, explica Serena Eluf, quiropraxista e sócia proprietária da Clínica Aicó, comandada também pela quiropraxista Viviane Rocha e pela psicóloga Helena Guimarães.
Serena esclarece que a quiropraxia tem como objetivo tirar esses bloqueios ou restrições da coluna em qualquer vértebra subluxada (desalinhada ou mal posicionada) através de ajustes e manobras feitas com a mão e técnicas complementares de liberação muscular, como alongamentos, compressas quentes, etc., que potencializam esses ajustes. Ela diz que a quiropraxia não é uma massagem relaxante, nem uma manipulação articular, mas sim uma profissão da área de saúde na qual é dada ênfase a um tratamento que conserva o sistema neuromúsculo-esquelético sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. “O que queremos é atuar na prevenção de patologias. Entretanto, infelizmente no Brasil a maioria das pessoas só nos procura quando já está com problemas bem sérios, diferente do que acontece em outros países da Europa, ou da América do Norte e Central, onde até bebês e grávidas se valem da quiropraxia para evitar doenças. Temos ótimos resultados em tratamentos como hérnia de disco e condições reumatológicas, por exemplo”, acrescenta a profissional.Na primeira consulta, o paciente preenche um prontuário e passa por uma avaliação, onde são respondidas perguntas sobre os hábitos (se bebe, se fuma), se tem histórico familiar para diabetes, pressão alta, se tem alguma doença, se já foi vitimado por algum acidente, etc. “Com isso, e também com os testes ortopédicos e neurológicos que aplicamos, além da análise do raio X, conseguimos traçar um tratamento, que deve ser seguido à risca. Para se ter uma ideia do peso dos hábitos errados em nossa coluna, posso dizer que o tabagismo, por exemplo, tem o poder de ressecar os discos de nossas vértebras”, declara Serena.
Desde janeiro a quiropraxia está na lista das profissões regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e só pode ser exercida por profissionais com bacharelado. “É uma profissão nova, que tem apenas com duas faculdades (Anhembi Morumbi, em São Paulo, e a Fevale, no Rio Grande do Sul). 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA