Sabores do sul|da Ítália

0
1019

Foto:

Sabores do sul da Itália

Uma simpática residência da Rua João Moura, próxima à Cardeal Arcoverde, abriga desde 1996 o Buttina, restaurante onde os sabores italianos da região da Basilicata (sul da Itália) predominam.
Quem comanda os fogões é a chef Filomena Chiarella, nascida em Palazzo San Gervasio, pequena cidade da região da Basilicata onde a família tinha um restaurante. “Cozinhar para o italiano é uma parte importante da cultura”, resume ela sua dedicação pela culinária. Filomena é fotógrafa e sempre cozinhou para os amigos em animados almoços que promovia em sua casa. “Muita gente pedia para eu abrir um restaurante e em 1996 decidi que era a hora”.
O Buttina começou pequeno, com oito mesas na parte de baixo do sobrado da João Moura. Na parte de cima ficava a residência de Filomena e o marido José Otávio Scharlach. “Com o passar do tempo, o restaurante foi crescendo e ocupando todos os espaços e nos mudamos para a Pompeia, onde moramos hoje”, conta a chef. O nome Buttina é uma brincadeira que remete ao formato de bota do mapa da Itália. São vários ambientes onde as mesas estão dispostas. Ao fundo, fica o salão e o mezanino com suas mesas. O cenário se completa com as sete jabuticabeiras que foram plantadas pelo construtor, há mais de 70 anos, que os donos do Buttina fizeram questão de manter. Outro detalhe que merece alguns minutos de atenção são dois desenhos feitos pelo arquiteto Oscar Niemayer, morto recentemente, em uma das suas vindas ao restaurante. 
O cardápio que mereceu um reconhecimento do governo italiano tem pratos clássicos do sul da Itália. Filomena destaca, entre as massas, o rigatoni ao molho de tomate com linguiça calabresa. Dois pratos que são servidos somente no jantar e nos finais de semana: o orecchiette fresco, que é feito por D. Maria Palumbo Chiarella, mãe da Filomena, e o cordeiro a cuttiridd, típico da Basilicata, servido em pedaços e acompanhado de purê de feijão-branco e gengibre. As massas são produzidas na casa, exceto o espaguete.
Para acompanhar os pratos, o Buttina tem uma adega que, segundo José Otávio, “deve ser a mais completa em matéria de vinhos italianos. Todas as regiões estão aqui representadas”. Há espaço também para outros produtores de outros países e regiões. O restaurante funciona de terça a sexta, das 12 às 14h30 e das 20 às 23h30; sábado, das 13 às 0h30 e domingos e feriados, das 13 às 17h. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA