Pele sempre saudável

0
1090

Foto:

Pele sempre saudável

O rosto e as mãos devem estar sempre protegidos contra o envelhecimento precoce. Saiba como. 

As mãos e o rosto são as regiões do corpo que ficam mais expostas ao ambiente e envelhecem mais rápido. “Dividimos as causas do envelhecimento da pele em duas: as intrínsecas, provocadas pela ação dos hormônios, da genética, e as extrínsecas, geradas pela incidência de sol e consumo de cigarros e bebidas alcoólicas”, explica Christiane Milagres, cirurgiã plástica e especialista em envelhecimento.
 Mas alguns cuidados diários podem garantir o viço da pele. A dra. Christiane diz que um dos cuidados é o uso frequente de filtro solar em todas as estações do ano, principalmente no verão. “O filtro solar deve ser usado diariamente em todo o corpo e repassado de acordo com as orientações do produto. Para o rosto, existem protetores apropriados, formulados com substâncias que não agridem os olhos.”

Cuidados com as mãos
As mãos sofrem com a utilização constante de produtos industrializados. As mulheres frequentemente se queixam dos itens de limpeza, como detergentes, sapólios, água sanitária, entre outros. “Recomendo o uso de uma luva de algodão e outra de borracha por cima. Isso evita irritações de pele, como dermatites, por exemplo”, aconselha. 

Para os homens, as orientações são as mesmas. Em determinadas profissões, o uso de gasolina, graxa, cimento, terra pode danificar muito a derme, camada composta de fibras de colágeno. 

Cuidados com o rosto
Já para manter o viço e o brilho da pele da face, é essencial uma boa limpeza diária, com o uso de sabonete de PH fisiológico. “As mulheres devem lavar bem o rosto antes de passar maquiagem. Após, é importante proteger e manter a pele úmida, com a ajuda de uma loção de limpeza, que já vem com tônico facial. Em seguida é a vez do hidratante e do protetor solar. É preciso dormir com a pele limpa, deve-se utilizar um demaquilante ou loção de limpeza apropriado para cada tipo de pele”, acrescenta.

É necessário tomar cuidado com as manchas na pele. Algumas delas podem evoluir para câncer, uma das doenças mais prevalentes nos dias de hoje. Por isso, é sempre bom consultar um dermatologista. 

COMPARTILHE
Artigo anteriorEVENTO 9
Próximo artigoFeliz Ano Bom!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA