Espaço para discutir|ideias…

0
949

Foto:

Espaço para exposições e debates culturais

…conceitos, debates e também para cursos e exposições culturais. Esse é o conceito do Espaço Cultural da Revista Cult, inaugurado em março de 2012, na Vila.
O espaço está ligado à editora que publica a revista Cult, de circulação mensal e voltada à cultura e temas semelhantes.
Uma pequena e bem montada livraria logo na entrada já revela que o lugar é focado na cultura e reflexão. Livros de filósofos, pensadores como Vladimir Safatle, Marcia Tiburi e outros autores ocupam as estantes.
O espaço está estruturado em um centro de estudos divididos em núcleos. O de altos estudos se ocupa de temas ligados ao mundo da arte, comunicação, educação, filosofia e cultura. Para isso promove cursos, seminários e conferências ministradas por mestres brasileiros e estrangeiros consagrados para discutir e apresentar suas ideias ao público. Em janeiro acontece a Oficina Literária, de 22 a 31/1, ministrada por Evandro Affonso Ferreira e Juliano Garcia Pessanha. A oficina pretende estimular o aluno a produzir textos de ficção. Serão oito horas/aula e 25 vagas. O custo é de R$ 320. 
O núcleo de comunicação oferece cursos, palestras e oficinas com o objetivo de capacitar alunos e profissionais em jornalismo e relações públicas. Os cursos têm uma curta duração e são livres, abertos a qualquer pessoa interessada.
A escolha da Vila Madalena para inaugurar este espaço foi proposital, segundo Fernanda Paola, jornalista e diretora da Cult: “aqui tem o perfil do nosso leitor e inicialmente seria apenas dedicado aos cursos, mas como o imóvel oferece mais opções, resolvemos abrir a galeria, a livraria e um café e servir de ponto de encontro na Vila”.
Nesses meses de funcionamento, o local serviu para diversos lançamentos de livros e algumas exposições. A partir do dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, a galeria recebe a exposição do fotógrafo Rui Mendes, que fica até o dia 17 de fevereiro. A mostra faz parte da 4ª Mostra SP Samsung de Fotografia (vide matéria pág. 46), que ocupa restaurantes e lojas da Vila Madalena.
O projeto Grandes Artistas promoveu encontros com artistas como Emicida, Marcelo Camelo, Tulipa Ruiz, com a mediação de um jornalista e participação da plateia. Os vídeos desses encontros estão disponíveis.
As duas salas de aula, para 30 e 50 pessoas, são equipadas com os recursos tecnológicos disponíveis (retroprojetor, wi-fi) e servem para os cursos promovidos pela Cult e também para locação de eventos corporativos.
Um café com mesinhas oferece algumas opções de lanches rápidos para o público completa o espaço. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA