Um olhar diferente da região

0
1254

Foto:

As fotos do livro são de Sérgio Buss

A jornalista e fotógrafa gaúcha Cris Berger lançou, em novembro, o livro “101 lugares para se conhecer em Pinheiros”, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho. Em suas 100 páginas, muitos desses lugares são da Vila Madalena.
Autora de um blog, de reportagens sobre viagens para várias publicações, ela também é autora de uma coleção chamada de “69 lugares”, que incluem cidades como Nova York e Moscou. A partir desse trabalho, a Construtora Even a convidou para escrever os cinco livros sobre bairros de São Paulo, que a empresa está patrocinando.
Para escrever sobre a região de Pinheiros, Cris buscou informações em dois sites que “considero meus livros de cabeceira para assuntos gastronômicos: o Basílico, do Josimar Melo, e o Gourmet Viajante, da Luciana Lancellotti”. Depois, disparou e-mails para uns amigos, calçou o tênis e saiu pelo bairro. “A melhor maneira para conhecer um lugar e ca-mi-nhan-do”, diz enfática.
O critério que usou para incluir ou não foi baseado no atendimento, ambiente, criatividade e qualidade. Foram mais de 101 visitas. 
A autora ficou bem impressionada com as caminhadas pelas ruas de Pinheiros e da Vila Madalena. “Adoro Pinheiros e a Vila. Gosto do jeito descontraído, descolado, cool. Em muitos momentos, me sentia em Nova York, que é um lugar que morro de amores”, revela. E ela acaba de se mudar de Porto Alegre para viver perto do Parque do Ibirapuera, “para correr e tomar meu mate no meio do verde”.
Cris também fotografa, mas neste livro deixou para Sergio Buss fazer a maioria das fotos. Nos próximos, Cris avisa que, além dos textos, também vai fotografar o que indicar. “Gosto de fazer os dois juntos porque se complementam. Eu fotografo o que sei que irei escrever. Casamento perfeito, sabe?”
No livro sobre Pinheiros, a autora escreve pequenos textos e todos os lugares citados têm uma foto, que muitas vezes revela apenas detalhes. O trabalho é um roteiro da região, com bares, lojas, ateliês e galerias de arte sob o olhar da experiente jornalista. No final, um índice com o endereço de todos os lugares. Os próximos “101 lugares” que virão depois de Pinheiros são: Jardins, com lançamento previsto para o dia 13 de dezembro na Livraria da Vila da Lorena; e depois Perdizes & Pompeia, Campo Belo, Brooklin & Moema e Tatuapé, Mooca e Anália Franca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA