Ecologicamente|correto

0
1472

Foto:

Ecologicamente correto

O tapete de sisal teve seu apogeu nas décadas de 1960 e 70, e voltou com toda força no século 21, “retornou agora pela beleza e por ser ecologicamente correto”, afirma Lucia Hamaguchi, gerente da loja Zarif Tapetes.
As fibras da folha de sisal são a matéria- -prima usada na confecção dos tapetes, que, segundo Lucia,“tem início com a extração da fibra a partir de folhas do sisal (agave sisalana). A fibra, após o beneficiamento, torna-se um fio muito resistente que é tecido no tear e transformado em tapetes com tramas variadas”, ela destaca. As tramas determinam a espessura e o desenho do trançado dos tapetes de sisal. Elas podem ser simples ou mais trabalhadas. 
Vale ressaltar que, com a procura cada vez maior por produtos sustentáveis, o mercado do sisal vem se destacando e conquistando cada vez mais adeptos. “O sisal é cultivado por pequenos agricultores das regiões áridas do Nordeste, onde outros meios de cultura são inviáveis. Fixando o homem a sua terra e melhorando suas condições de vida, sem agredir o meio ambiente”, completa Lucia.Os tapetes da loja são produzidos pela Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira. Lucia explica: “O tapete é fabricado pela APAEB nos teares, e é fornecido em bobinas de 4 metros de largura por 30 de comprimento. Nós fazemos o acabamento deixando o tapete no tamanho que o cliente necessita. O acabamento pode ser barra batida ou borda em tecido ou corino”. Eles são feitos somente sob encomenda; os lisos são entregues em cinco dias e os listrados, em dez.
As cores dos tapetes lisos são neutras e podem ser de tons palha, mel, castanho, preto e puxando para o acinzentado e nos listrados predominam os tons de vermelho, marrom, bege e palha. O ambiente decorado pode ser contemporâneo ou clássico, o tapete de sisal combina com todos os estilos.
Ele também é uma boa opção para decorar os ambientes internos da casa, como home theater, quartos e escritório, deixando tudo bonito e elegante. Seu custo é baixo e a limpeza é muito simples: não é recomendável usar produtos de limpeza, basta usar o aspirador de pó uma vez por semana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA