Hora da reforma!

0
1938

Foto:

Gilson e uma poltrona restaurada

Um móvel antigo ou usado e com aparência feia pode ganhar uma sobrevida quando reformado. 
Se a estrutura do móvel estiver em bom estado ou exigindo pequenos reparos a restauração fica mais fácil e pode sair mais barato. Mas quem entende do assunto sempre tem uma boa solução. Na região da Vila Madalena existem várias lojas que, além de vender móveis antigos, também se dedicam a fazer reformas.
Gilson Cardoso, sócio do Empóryo Tapeçaria e Decoração, é um desses especialistas. Sua oficina e loja na Rua Cardeal Arcoverde trabalham exclusivamente com estofados. “Até faço algum reparo na estrutura, se não for muito grande. Em geral, sempre dá para fazer o que o cliente pede”. Para ele, o preço pode definir se é viável ou não a reforma do móvel. “Tem clientes que trazem uma poltrona, um sofá que tem um apego sentimental e nesse caso, o custo da reforma é secundário. Mas, em geral, a reforma custa um terço do que vale um móvel semelhante novo”, garante.
Quando chamado, Gilson vai até a casa do cliente para fazer a avaliação e o orçamento. Em geral, o tempo que ele leva para reformar uma poltrona é de uma semana. 
Na mesma rua, poucos metros adiante, encontramos a Ritorna que, além de vender móveis antigos, também reforma e restaura móveis. Nesse caso, além de estofamentos eles fazem também a marcenaria. Ana Maria de Jesus Santos Penha é a dona e tem mais de 33 anos de experiência no ramo.
Para ela, “a reforma é uma ótima opção para deixar novo um móvel antigo ou dar uma repaginada e torná-lo moderno, muitas vezes com cores fortes, preferido pelas pessoas que ousam mais”. Como exemplo, ela mostra uma penteadeira art-decó em amarelo gema de ovo. 
“O preço da reforma é atraente e compensa”, diz Ana. A loja também faz réplicas. “Pode ser de móveis de época ou  substituir ou completar uma peça danificada de um conjunto, por exemplo”.
A empresa de Ana também compra móveis antigos. Estabelece o valor de acordo com as condições da peça. “As pessoas mandam uma foto da peça e fazemos uma oferta, caso nos interesse”.
Então, se você tiver um móvel encostado em um canto, ele pode ganhar uma cara nova e voltar a ser usado e quem sabe em lugar de destaque em sua casa. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA