O dono|da banda

0
1036

Foto:

Zérró Santos, de boné, a frente da sua Big Band Project

Agitado no falar e sempre com uma nova história para contar, o músico paraense Zérró Santos fez de sua música uma forma de viver.

O avô que tocava clarinete e era o mestre de uma banda lá em Belém foi que o levou para a música. O avô também é responsável pelo apelido Zérró de José Roberto Homem Guimarães, seu nome de batismo.

Contabaixista e autodidata, Zérró, também é arranjador, compositor, produtor musical e seu próprio empresário. Tocou com vários artistas. Entre eles, Dorival, Danilo e Nana Caymmi, Miúcha, Nara Leão, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Cartola, Fafá de Belém, Elza Soares e outros mais.

Zérró deixou Belém e foi para o Rio de Janeiro. Lá conheceu o baterista Edson Machado e com ele participou do sexteto. Uma namorada paulista o trouxe para São Paulo em 1983.

Morou sempre nos arredores da Vila Madalena. Rua Teodoro Sampaio e Praça Benedito Calixto foram sua moradia. Desde 2000 está na Rua Lacerda Franco. “Adoro morar por aqui. É perto de tudo”.

“Coisa de louco”, explica ele a escolha pelo contrabaixo. O instrumento, diz Zérró, exige treinos diários. “Se você fica um dia sem tocar o contrabaixo, você precisa de dois para recuperar o tempo perdido. E assim vai. Ele exige estudos diários”. O que parece que ele faz sem grandes problemas.

Ter tocado em grandes bandas, inspirou Zérró criar a sua. “Eu e uns colegas vínhamos de uma apresentação em Campinas. Do nada, falei para eles: ‘Vou criar uma banda’. Ninguém acreditou mas na Feira da Vila de 1990, fizemos a nossa estreia e desde são mais de 900 apresentações, calculo eu”. A Zérró Santos Big Band Project reúne 23 músicos.

O som que eles fazem tem nas músicas brasileiras o toque original com arranjos versáteis, com muito choro, frevo, samba maracatu e também pelo jazz tradicional.

Na Vila Madalena, Zérró e sua Big Band já fizeram temporada no Zé Presidente e no Espaço Urucum. Mais recentemente, na Feira da Vila, na Imã Foto Galeria. No Puxadinho da Vila ele se apresentou com um quinteto. No próximo dia 25, Zérró se apresenta no The Orleans (Rua Girassol, 398, tel. 3031-1780) e na Sala Guiomar Novaes (Alameda Nothman, 1058, tel. 3662-5177) nos dias 30/10, 27/11 e no dia 11/12 a banda comemora 22 anos de muita música.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA