A arte de|Walter Firmo

0
1145

Foto:

Walter entre suas imagens

Um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, o carioca Walter Firmo inaugurou em 26 de agosto, a exposição “Luz em Corpo e Alma”, na Imã Foto Galeria, na Vila Madalena.

Walter iniciou sua carreira de fotógrafo em 1957 no jornal “Última Hora”. Passou pelos mais importantes veículos da imprensa escrita brasileira: Jornal do Brasil, revistas Realidade, Manchete, Veja e IstoÉ. Em 1986 fundou e dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e desde 1992 tem se dedicado a compartilhar seu conhecimento e experiência profissional através de cursos por todo o Brasil.

Ganhou em 1963, o Prêmio Esso de Jornalismo pela reportagem “Cem dias na Amazônia de ninguém”, uma série de cinco reportagens – texto e fotos – publicadas no Jornal do Brasil. Além do Esso, ganhou por nove vezes o Prêmio Internacional de Fotografia Nikon. Suas fotos renderam alguns livros: “Walter Firmo, Antologia Fotográfica”, “Paris parada para imagens” e “Rio de Janeiro cores e sentimentos”. Também participou de várias exposições coletivas e outros livros de fotografia.

O trabalho do fotógrafo tem como tema além do folclore brasileiro, a cultura e seus personagens típicos, de todos os pontos do país. As celebridades brasileiras também mereceram sua atenção e algumas dessas fotos estão expostas na Imã Foto Galeria, galeria há 12 anos especializada em fotografia, promovendo exposições, cursos e venda de fotos.

São 26 retratos históricos em cores e preto-e-branco, em tamanho 50 x 75 cm. Entre eles, o de Pelé imitando um saci e de Tom Jobim tocando uma flauta mágica. “É a primeira vez que Walter Firmo tem uma coleção de suas fotos apresentadas em São Paulo com foco no mercado de fine art. As imagens unem a beleza plástica a grande carga afetiva do trabalho dele”, diz Egberto Nogueira, diretor da galeria especializada em fotografia.
“Creio que a verdadeira função de uma fotografia é sobre tudo educar, levando ao espectador sempre algo de novo: o ato de ver uma fotografia será sempre um ato de conhecimento”, diz o fotógrafo que aos 75 anos ainda mostra uma garra juvenil e empolgação pelo prazer de fotografar, enfrentando grandes desafios e cansativas viagens em busca de foto únicas, de uma expressão peculiar e fazendo poesias das imagens que vê.

De cada foto exposta, serão feitas até 20 cópias em tamanho 50 x75 cm e elas são assinadas e autenticas. Cada cópia custa 6 mil reais. A mostra fica em cartaz até 31 de outubro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA