Decifrando|mistérios

0
1949

Foto:

Professor Alaor Passos

Uma antiga tradição de conhecimento oriental esteve oculta durante séculos e reapareceu no século XX, no ocidente. De acordo com essa tese, o Eneagrama é um sistema profundo que permite uma rápida ampliação de nossa autoconsciencia e elevado grau de conhecimento do outro.
Segundo o estudo, que foi introduzido no Brasil no início dos anos 1980 pelo sociólogo e professor adjunto da Universidade de Brasília-UNB, Alaor Passos, há milhares de indivíduos com características distintas, contudo,  existem apenas nove tipos básicos de personalidade e, conhecê-los e identificá-los, ajuda o indivíduo nas tomadas de decisões, convívio social e desenvolvimento pessoal.
Alaor Passos é discípulo de Cláudio Naranjo, médico psiquiatra chileno responsável pela fundação do Instituto SAT, uma instituição sem fins lucrativos voltada para o estudos do desenvolvimento do potencial humano. Autor de várias publicações sobre o assunto, Claudio Naranjo foi quem desenvolveu o Mapa da Psicologia dos Eneatipos enriquecido ao longo de sua forte experiência clínica como psiquiatra, gestaltista, terapeuta transpessoal, professor de meditação e mestre em espiritualidade.
Para entender um pouco mais sobre a formação de cada indivíduo, conversamos com Débora Ganc, terapeuta e membro do Instituto SAT, que diz que o Eneagrama demonstra como se deu a formação da personalidade a partir dos primeiros anos de vida e como se fixaram as estratégias infantis, muitas vezes condicionadas, repetindo padrões de comportamento que limitam o pleno desenvolvimento de nosso potencial.
Uma abordagem mais profunda sobre o assunto será dada no workshop que vai acontecer em São Paulo nos dias 23 a 26 de agosto, com o professor Alaor Passos, com o tema Psicologia dos Eneatipos, os nove tipos de personalidades descritas pelo o especialista, definidos como, perfeccionista, prestativo, bem-sucedido, romântico, observador, questionador, sonhador, confrontador e preservacionista.
Muitos que conhecem o Eneagrama concluem que é um sistema altamente profundo e preciso nas descricões dos comportamentos humanos. Quando bem aplicado, o sistema promove aceitação própria, aceitação mútua e orienta as pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA