A voz da dublagem

0
1371

Foto:

O professor Silas Borges (de azul)

“Quando assistimos a um filme e não se nota que ele foi feito originalmente em outro idioma é uma constatação que a dublagem foi bem feita”, afirma Hermes Baroli que juntamente com sua mãe, Zodja Pereira, criaram em 2007 a DuBrasil Central de Dublagem, estúdio e oficina de dublagem na Vila Madalena.
Hermes e Zodja são atores e dubladores profissionais com larga experiência. Ela foi foi uma das primeiras Emílias do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Hermes, entre outros personagens que dublou está Seyia, personagem principal dos “Cavaleiros do Zodíaco”; e dublou os atores Edward Norton em “Clube das Lutas” e Bred Pitt em “Kalifórnia” para citar alguns.
A dublagem está no DNA da família. O pai de Hermes, Gilberto Baroli, é um dos mais experientes dubladores do país e Hermes conheceu os estúdios acompanhando o pai em direção de dublagem nos estúdios da cidade.
Ainda criança, Hermes pegou gosto pela dublagem e acabou se profissionalizando e hoje tem mais de 25 anos de atuação. Ator formado pela EAD/USP. Acaba de encerrar temporada com a peça “O Processo de Giordano Bruno”.
O mercado de dublagem, segundo Hermes se resume entre Rio e São Paulo. Ele calcula que são 200 profissionais em atividade e cerca de 30 estúdios de dublagem. Ele lembra que é necessário ter o DRT (registro profissional para exercer a profissão). Por isso sempre recomenda aos alunos que ainda não têm o registro, que façam um curso de ator. Os alunos da escola têm parceria com a Recriarte, da Vila Madalena e têm descontos nos cursos.
Se orgulha em dizer que a dublagem feita no Brasil é considerada uma das melhores do mundo. E considera importante manter esse nível para melhorar a profissão.
Com professores experientes, a escola oferece cursos de dublagem e um de locução. São eles: o individual ou em feito em dupla; o de dublagem para atores; o infantil para crianças de 7 a 12 anos. Promove uma vez por mês, oficina livre de dublagem. A próxima será no dia 24 de agosto. São 6 horas de aula e o custo é de 300 reais, com um máximo de dez alunos. O ator convidado, é Felipe Grinnan, que faz a voz da zebra Marty da animação Madagascar entre outros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA