Taxi é lugar de leitura

0
1226

Foto:

Ricardo e Tatiana

Que tal pegar um táxi e encontrar um livro esperando por você? Isso é o que acontece com dois táxis da Vila Madalena que participam do Projeto Bibliotáxi.
Dois taxistas da Vila Madalena participam do projeto e são do ponto 446, na Rua Wisard, quase esquina com a Fradique Coutinho. Ricardo Wagner Toscano e Tatiana Margonar Nunes, se interessaram em participar pela ideia e por serem leitores. “Um dos últimos que lí foi o Quincas Berro d’Água, do Jorge Amado”, conta Ricardo. Tatiana por sua vez, gosta mais de livros de suspense. “Aproveito para ler quando estou aqui na fila do táxi, esperando por passageiros”.
O projeto Bibliotáxi foi criado pelo Instituto Mobilidade Verde e tem na Vila Madalena o apoio e a parceria do Catraca Livre. Os livros, dos mais variados gêneros, são disponibilizados gratuitamente e qualquer pessoa pode levar o livro para ler com o compromisso de passar o livro para outro leitor.
Além de incentivar o uso do taxi pela população e colaborar para uma diminuição dos congestionamentos, o Bibliotáxi facilita a leitura de uma forma barata, amigável e sustentável. Os inúmeros títulos atendem ao interesse da maioria dos leitores.
Ricardo, que nasceu na Vila Madalena, é taxista há 14 anos. Ele conta que entrou no programa através do jornalista Gilberto Dimenstein, morador da Vila Madalena e um dos seus clientes assíduos. “Quando o Gilberto me sugeriu fazer do meu taxi um distribuidor desses livros, aceitei na hora. Deixo os livros no assento do passageiro para que eles sejam ‘achados’. Quando o passageiro pega o livro, falo do projeto e ofereço o livro para ele. Geralmente no primeiro momento as pessoas até ficam desconfiados, mas depois das explicações, a maioria leva um dos livros que tenho e acha interesse a ideia”.
Tatiana, é taxista a 4 anos, e conta que participa do projeto como uma forma de “incentivar a leitura e compartilhar livros”, diz. Ela foi até o Catraca Livre pedir para participar. Conta que um dos primeiros livros que tinha aqui no meu taxi foi o livro ‘O céu está em todo o lugar’, de Jandi Nelson. “Embora goste mais de livros de suspense, gostei do livro e recomendo. Ele tem uma história interessante e ele me caiu nas mãos em um momento muito especial. É claro que depois, passei o livro adiante para outro leitor”.
Entre as vantagens que os taxistas destacam do projeto é a simplificação da ação. “Não tem burocracia e tudo é bem simples”, lembra Ricardo que sempre tem uns seis livros em seu carro. “Quando ficou sem livro, passo na sede do Catraca Livre e retiro novos livros. Sempre tenho livros no meu carro”.
O projeto também aceita doações de livros que serão compartilhados. Quem quiser doar livros, basta deixá-los com os taxistas do Bibliotáxi ou então levar até a sede do Projeto Aprendiz, que fica na Rua Belmiro Braga, 146.
Gabriel Dimenstein, do Catraca Livre, e coordenador do Bibliotáxi espera que mais taxistas venham a participar deste projeto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA