Novo ciclo que ilumina

0
1115

Foto:

Chang: movimentos da natureza

A edição do mês de março tem um aspecto de início de um novo ciclo, comentou Jerusha Chang durante a nossa entrevista no Espaço Luz, no bairro da Vila Madalena, um local planejado, criado e dirigido por Lucio Leal, discípulo de Mestre Liu, arquiteto e companheiro de Jerusha por 20 anos e que veio a falecer em janeiro próximo passado. Na nossa conversa, Jerusha disse que o legado deixado por Lucio continuará norteando o Espaço Luz, que foi especialmente projetado para a prática do Tai Chi Pai Lin.
Além dos diversos cursos que o Espaço desenvolve, lá é possível participar de atividades abertas com práticas totalmente voltadas para a saúde do indivíduo e a longevidade. Jerusha Chang, Syowa Sakate e ainda Clara, Gilberto, Patrícia e Tânia formam a nova equipe de professores da associação que dará continuidade aos trabalhos aprendidos com o mestre.
De acordo com a explicação da professora, a medicina chinesa se baseia em diversos aspectos quando avalia a saúde do indivíduo, como o visual, a aparência do aspecto físico geral, sente a sua pulsação, considera a audição, a qualidade olfativa e o tom da voz. “Quando o aluno nos procura é porque ele já tem uma reclamação”, diz. Na avaliação, o que se percebe no aluno é a sua energia vital, cabendo uma orientação de como prevenir ou evoluir o quadro daquela queixa, explica Chang. “O importante é tomar consciência desse processo interno e tratar”.
Numa cidade movimentada como São Paulo, é muito fácil chegar a níveis de estresse elevados e as práticas como o Tai-Chi Chuan, por exemplo, consegue reunir muitos adeptos. Ela tornou-se um movimento que tomou força a partir dos anos 1960, quando chegou ao Brasil. Para 2012, o Espaço Luz apresenta uma grade de cursos regulares que acontecem o ano todo, além de práticas abertas e vivências aos finais de semana.
Nos cursos regulares de Tai Chi o leitor aprende a praticar exercícios de respiração profunda, ou revitalizar a circulação de sangue e energia. É uma atividade contínua e pode ser iniciada a qualquer momento com liberdade para escolher um dos nove horários que o Espaço oferece durante os três períodos do dia, esclarece Jerusha Chang.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA