Fotografia para todos

0
1087

Foto:

Aulas práticas de estúdio

Com a chegada das máquinas digitais, fotografar ficou mais fácil e acessível a todos. As máquinas fotográficas analógicas precisam de filmes que depois são revelados e as imagens copiadas em papel. Já as digitais ficaram mais práticas.
Independente da máquina, fotografar fica mais divertido quando se tem técnica, seja para fotos pessoais ou profissionais. Fazer um curso de fotografia é o caminho ideal para aproveitar os inúmeros recursos das câmeras, e clicar com mais segurança.
O fotógrafo Danilo Russo criou em 2008 o Instituto Internacional de Fotografia, o IIF, que iniciou na Vila Ipojuca e hoje tem sua sede em uma tranquila rua próxima ao metrô Vila Madalena.
“Fotografo há mais de 25 anos. Minha especialidade sempre foi moda e trabalhei para revistas como Elle, Marie Claire, Cláudia, Bazaar e outras mais”, resume o italiano de Gênova que chegou ao Brasil em 1999. “Como era sempre convidado para fazer palestras sobre fotografia, vi que havia uma carência de escolas. Então, criei o IIF para ajudar os fotógrafos profissionais a melhorarem sua técnica com cursos de média duração e também atender as pessoas que não têm objetivos profissionais mas que querem fotografar melhor”.
Para isso, o IIF tem diversos cursos: nu, moda, gastronomia, estúdio e outros que acabam atendendo às necessidades de cada aluno. Os cursos profissionais duram cerca de 8 meses. Os cursos básicos é para quem quer conhecer mais sobre as técnicas de fotografia, e são mais curtos.
Segundo Danilo, “aqui as aulas são ministradas por professores acadêmicos e por profissionais que estão atuando no mercado da fotografia”. Ele cita Christian Pianna, Valdemir Cunha, Alex Mantesso, Alex Villegas, Danielle Hamilton e outros fotógrafos profissionais que também são professores dos cursos do IIF.
O mercado profissional de fotografia, segundo ele, exige que o fotógrafo tenha além de equipamento e técnica, saiba administrar sua carreira, seja na formatação de um contrato de prestação de serviços, direitos autorais, tratamento de imagens. “E aqui no IIF a gente também aborda esses temas”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA