Jovem para sempre

0
1115

Foto:

Dra. Solange: estender a juventude

O brasileiro está vivendo mais, segundo estudo do IBGE realizado em 2010. O ponto que a reportagem do Guia Vila Madalena destaca nessa edição especial de final de ano, é como dar qualidade de vida a esse período previsto de longevidade, e para isso, conversamos com a Dra. Solange Bezerra, médica formada pela Universidade de Pernambuco e pós-graduada em Medicina do Envelhecimento, pela Unip, em 2008.
O indivíduo tem a idade cronológica e a idade biológica, conforme explicou a médica. A cronológica é a idade que consta nos documentos considerando a data do nascimento. Já a idade biológica é aquela determinada pelo estilo de vida do paciente, pela dosagem dos fatores inflamatórios, além do seu perfil hormonal.
O processo de envelhecimento começa quando cai a produção de hormônios. Outros agentes a favor do envelhecimento precoce estão nos hábitos de vida como fumar, beber cotidianamente e vivenciar situações de estresse – esse último, diz, é o maior acelerador do envelhecimento e de doenças da atualidade.
Há treze anos no Brasil, a medicina antienvelhecimento, também chamada como Medicina Funcional Interativa, tem como missão dar vida longa, saudável, produtiva e feliz, dando qualidade aos anos vividos.
Atualmente são cerca de 1.500 médicos em todo Brasil com mais de 160 mil pacientes em tratamento, sendo que, cerca de 30% destes pacientes são médicos e seus familiares.
A melhor notícia fica por conta da segurança do tratamento feito com os hormônios bioidenticos, porque possuem exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos no corpo humano e por isso, o organismo seria capaz de metabolizá-lo da mesma forma que faria com um hormônio produzido pelo corpo. Além disso, não trazem as contraindicações dos hormônios sintéticos. Os hormônios são responsáveis pelo bem estar físico e mental do homem e da mulher, e envelhecer com dignidade é uma meta possível de alcançar.
A manutenção da longevidade saudável envolve também acompanhamento médico, atividade física regular, orientação nutricional, noites bem dormidas e diminuição do estresse.
Bem vindos à medicina do século XXI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA