Fabrique seu próprio papel

0
967

Foto:

Martha ensina como fazer papel

Um dos elementos mais presentes em nosso dia a dia, o papel teria surgido por volta de 2500 a.C. quando os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, o precursor do papel.
Na Vila Madalena, o Espaço do Papel é um lugar onde você pode aprender a fazer o seu próprio papel a partir de reciclagem de outras folhas de papel ou utilizando fibras naturais.
Quem ministra os cursos é a arquiteta Martha Genta, que desde 1985 faz seus próprios papéis. Em 1993, com uma amiga montou a loja e papelaria na Rua Natingui. A loja está no atual endereço desde 2009. Funciona anexo à Pizzaria Purpurina da qual Martha também é dona.
Para ela, “fazer papel reciclado, além de ecologicamente correto também, é uma ótima arteterapia”. O curso básico tem 3 horas de duração, custa 90 reais e as aulas são individuais. No curso, o aluno produz uma folha de papel no formato A4 (210×297 mm).
Martha diz fabricar papel é relativamente simples. Utiliza-se qualquer tipo de papel. Depois das folhas picadas, são levadas para serem batidas em um liquidificador com água de cinza (que substitui naturalmente a soda caústica) até formar uma pasta. Depois a pasta é colocada em um tabuleiro para que seque e o papel está praticamente pronto.
Depois de aprender a fazer o papel, os alunos se animam a fazer outros cursos. Como os papéis fabricados a partir de fibras naturais como a de cana-de-açúcar, de bananeira e outras matérias primas.
Além do curso básico de fabricação de papel, a arquiteta também ensina outras técnicas de artesanato com o uso do papel. Tem curso de scrapbooks, álbuns de fotografia que servem para você registrar seus melhores momentos. E se seu álbum for feito com papel que você mesmo produziu, com certeza a peça terá um algo a mais e pode servir para você presentear alguém querido.
O curso de caixa revestida de papel, é ótima opção para guardar um monte de coisa. Marmorização é outra técnica de decoração de papéis muito usada em encadernação de livros, mas pode se transformar em bloco de notas, papéis de carta e outras utilidades.
Além desses, tem o curso de luminária de papel e arame galvanizado, de porta-retratos, encadernação. (GA)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA