Alimentação saudável

0
2027

Foto:

Dra. Gisela Savioli

A nutricionista clínica Dra. Gisela Savioli, aponta que vivemos em uma sociedade “obesogênica”. Diversos  fatores externos favorecem a ocorrência de diversas doenças, inclusive a obesidade. Nesta conversa, Dra. Gisela dá boas e valiosas dicas de como se alimentar melhor sem abrir mão do prazer. Inimiga do leite de vaca e dos plásticos que embalam os alimentos, ela explica suas razões e é defensora da comida saudável, de preferência feita em casa. A nutricionista foi a responsável pela parte de alimentação quando da visita do papa Bento 16 por ocasião da V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, realizada em 2008 em Aparecida. Autora de dois livros, “Tudo posso, mas nem tudo me convém”, sobre alimntação, e “Filha da Fé”, onde conta sua conversão ao catolicismo e lança neste mês o livro “Escolhas e impactos”, escrito em parceria com o chef Renato Caleffi. São receitas fáceis e práticas para se comer melhor. Tem um programa de TV e de rádio, pela Rede Canção Nova, onde dá dicas de melhor viver. 
 
Seu livro “Tudo posso, …” é voltado para que público?
Para o público leigo. Todo mundo está preocupado com a obesidade, principalmente as mulheres que não querem engordar, embora com o passar do tempo isso aconteça. Primeiro é preciso saber o que é comida saudável.
Como se alimentar melhor?
Recomendo coisas simples. Leia os rótulos dos produtos. Se você não entendeu as informações como comida, não é comida! No meu site  www.maissaude.com.br tem uma lista com os códigos mais usados pelos fabricantes nas embalagens dos alimentos. Informo onde ele é usado, para que objetivo e as consequências para a nossa saúde. A indústria de alimentos usa mais de 8 mil substâncias nos alimentos. Principalmente para aumentar o tempo do alimento na prateleira.

Os embutidos não devem ser consumidos?
Veja o caso do peito de peru. Eu pergunto: que cor é o peito do peru? É branco, mas o que você compra no supermercado é rosa-chiclete! Porque a indústria coloca no peito de peru corante ou nitrito que também vai em linguiças e outros embutidos. Dentro do corpo e do intestino da gente isso pode se transformar em câncer. Para ficar cor-de-rosa eles colocam o bisulfito. Nas crianças, ele pode causar uma crise asmática e elas podem ir parar no hospital. Não seria problema se o consumo fosse de vez em quando. 
 
Por que não usar leite de vaca na alimentação?
Somos bombardeados com informações incorretas. Todo mundo pensa que se não consumir três porções de leite por dia vai quebrar na próxima esquina. Não é nada disso. Na minha casa não entra. Nem leite, nem derivados. Nós, humanos, somos os únicos mamíferos que continuamos mamando depois de adultos. Cada espécie tem as enzimas digestivas para as proteínas da sua espécie. Por exemplo, o leite da nossa mãe tem uma proteína que no leite humano é de 20% e no leite da vaca é de 80%. A proteína betalactoglobulina só tem no leite da vaca. Ela chega inteira para o nosso intestino, não é quebrada. Com o passar do tempo e do consumo, o intestino tem uma ação mecânica desfavorável e começa a aparecer inflamações e pode ir parar na corrente sanguinea. 
 
Tem mais?
O leite da vaca tem um promotor de crescimento próprio para o bezerro. E se a pessoa tem um câncer prestes a se desenvolver? Outra coisa, o leite dá um pico de insulina superior ao da glicose. Quem tem diabetes precisa considerar isso. Usar o leite uma vez ou outra tudo bem. Mas quando as pessoas usam nas 5 refeições, isso não é ideal. E cá para nós, a gente não pode ser dependente da glândula mamária de um animal.
E a osteoporose que acomete mais nas mulheres?
O importante para as mulheres, no caso da osteoporose, não é a quantidade de cálcio que tomam mas sim a quantidade que conseguem por nos ossos. Precisam de magnésio e mais 24 nutrientes presentes em vários alimentos.
 
Tem uma fórmula para se alimentar melhor?
Precisamos comer comida de verdade. No tempo da vovó, não tinha peito de peru. Só no Natal. E o peito de peru vendido no mercado, tem também o glutamato monossódico para ressaltar o sabor. Ele destrói toda nossa sensibilidade para reconhecer outros sabores além dele. Nós temos no cérebro receptores para o glutamato e eles são excitatórios. Quando ingerimos o glutamato e ficamos mais agitados a gente não sabe o porquê. Com informação dificilmente alguém vai voltar a comer o peru.
 
O que devemos comer mais?
Frutas. Mas nada de suco, principalmente com leite. Precisamos mastigar, produzir saliva que irá ajudar a digestão.
 
Tem o que fazer para neutralizar toda essa química no corpo?
É preciso consumir um monte de nutrientes que eu espero que você tenha comido em alguma outra refeição. Muita gente come uma folha de alface e uma rodela de tomate que servem de guarnição da proteína e acha que já comeu uma salada. 
 
Qual é o problema das embalagens plásticas?
Todo mundo já fez em casa molho de tomate e depois guardou em embalagem plástica. O plástico ficou manchado com o molho de tomate, não é mesmo? A explicação: o plástico não precisa ser aquecido para interagir com o alimento. 98% de todas essas toxinas quando entram em nosso organismo, o primeiro lugar onde elas vão ficar estocadas é no tecido gorduroso da gente. É por isso que a pessoa inflama e não emagrece. Essas toxinas, chamadas de disruptores endócrinos, mimetizam nossos hormônios. Ao entrar em nosso organismo, elas vão impedir que o nosso hormônio chegue onde deve chegar e faça o que deva fazer. Elas podem mandar a célula continuar a produzir mais tecido gorduroso. 
 
Para combater a obesidade, começamos por onde?
A primeira coisa que a pessoa precisa fazer para emagrecer é dormir. Dormir emagrece! A obesidade é uma doença inflamatória.
 
Que hábitos devemos mudar na  alimentação?
Não basta fazer a pessoa parar de comer ou até mudar algumas coisas. É um todo. Potes de vidro em vez dos de plástico. O alimento não pode ter contato com o plástico. 
 
Copos de plástico de liquidificador, mamadeiras, também não devem ser utilizados?
Precisamos cobrar da indústria uma mudança. Eles ficam acomodados ganhando dinheiro. A mamadeira de plástico com leite esquentada no micro-ondas é um desastre. Gente, cadê os copos de vidro dos liquidificadores?
Que outros hábitos saudáveis poderíamos adotar no nosso dia a dia?
Não recomendo o uso de filme plástico e nem as embalagens plásticas tipo Tupperware em contato direto com a comida. As pessoas devem trocar os copos plásticos por canecas de cerâmica ou de vidro. O mesmo acontece com as garrafas pet que ficam dentro do carro. Elas não precisam ser aquecidas para deslocar a molécula do bisfenol A para dentro da água. E depois a gente não sabe porque tanta coisa acontece… Troque o plástico pelo vidro. 
 
A alimentação altera o humor?
Muitas vezes, o paciente chega aqui no meu consultório com uma pilha de exames e tudo está normal. E perguntam: “por que estou gordo?”, “por que estou cansado?”, “por que não tenho paciência com meus filhos?”. Uma série de coisas que podem ser resolvidas com a alimentação correta.
 
O glúten também é um vilão?
Já está classicamente documentado que o autismo tem uma melhora imensa de convivência com os pais quando se eliminam da alimentação o leite e o glúten. É preciso proteger o instestino, que eu chamo de nosso segundo cérebro. 
 
Por que?
O intestino é o nosso segundo cérebro, de fato. Todos os neurotransmissores que eu sintetizo no cérebro, eu sintetizo no intestino. Temos mais neurônios no intestino do que na medula. De 50 a 75% de disparos de gatilho do nosso sistema imune começam a funcionar e estão no intestino. Temos de um quilo a um quilo e meio do nosso peso composto de bactérias intestinais. Devemos comer menos açúcar refinado e nada de sal em excesso.  
 
Arroz e feijão é uma boa combinação?
É tudo de bom. É considerada comida de pobre, mas não é. É muito boa e eu insisto muito nessa combinação. Em um prato, é preciso ter proteína (carnes), carboidratos (arroz e feijão), fibras (saladas).
 
E a chamada comida da vovó? Tem muito restaurante alardeando isso.
Espero que os restaurantes estejam usando gordura de verdade. Se você usar a gordura biológica, seu corpo entende. A gordura de coco, por exemplo, é tudo de bom e é vegetal. Se a gente estocar muita gordura, o fígado, esse coitadinho, tem que dar conta de faxinar tudo isso.
 
Além de comer bem é preciso fazer exercícios diários?
Andar meia hora por dia é o que eu recomendo. E é preciso quantificar o que comemos. É aquela coisa, “50 calorias a mais em um dia, tudo bem”. Mas isso em uma década, você vai engordar 23 quilos! 
 
Como fazer as crianças comerem alimentos saudáveis?
Condeno obrigar as crianças a comer McDonald’s para ganhar um bichinho de plástico. A criança não tem defesa. Não é proibido comer junk food desde que seja feito em casa. Hamburger, batata-frita… A frequência é que o problema. E se os pais não comem legumes, as crianças também não comem. E comer devagar, mastigando a comida.

É melhor comprar comida na feira ou no supermercado?
Recomendo a feira. Lá a gente sabe o que está na época, é melhor e mais barato. Também é bom para a gente tomar um pouco de sol e absorver vitamina D que é muito importante na nossa vida. Os supermercados são fechados e tem luz fria. 
 
Antes de ser nutricionista, em que a senhora trabalhava?
Tive uma loja que concorria com a Daslu. Quando fechei a loja, fiquei dois anos em casa e acabei engordando. Consultei uma nutricionista e vi que meu conceito de alimentação estava equivocado. A partir daí fui me envolvendo com isso, li muito e resolvi fazer nutrição. Entrei na FMU e depois, quando resolvi fazer clínica, mudei para a Faculdade São Camilo e daí que tomei contato com a nutrição funcional.
 
Como foi a experiência de atender ao papa Bento 16?
Foi maravilhoso, mas foi difícil lidar com a vaidade de todas as pessoas envolvidas. Fui a responsável pela área de nutrição. Consegui 300 mil reais de doação. O papa até enviou uma carta de agradecimento.
 
Como resume seu trabalho?
Aplico a nutrição funcional para melhorar a vida das pessoas não só pelo corpo como também pelo espírito. Seu corpo é o veículo de comunicação com Deus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA