Fazendo suas próprias cores

0
1048

Foto:

Fazendo suas próprias cores

Até o ínicio do século passado, quando foi descoberto o corante sintético, era de forma natural que se conseguiam as cores para tingir tecidos, papéis e couros.
Os corantes sintéticos contém elementos químicos perigosos e nocivos (chumbo, cobre entre outros) que depois são lançados no meio ambiente. E os naturais não.
Ensinar de maneira prática como obter tinturas naturais de minérios e plantas são os cursos que Eber Lopes Ferreira, da Etno Botânica, promove desde 2009 em seu ateliê na Vila.
Pesquisador e especialista em corantes naturais e suas aplicações, Eber tem mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento de projetos junto a comunidades rurais pelo interior do Brasil. Escreveu o livro “Corantes Naturais da Flora Brasileira – Guia Prático de Tingimento com Plantas” e pretende fazer uma nova edição.
Os vegetais e os minerais que ele usa na produção de seus corantes naturais e nos cursos são produzidos por cooperativas de produtores agrícolas que têm compromisso com a sustentabilidade.
Os cursos e oficinas de Eber se destinam para estudantes de moda, figurinistas, artistas plásticos entre outros interessados. Neste ano, Eber prestou consultoria para a marca Osklen, que lançou uma coleção de índigos utilizando tinturas naturais.
Oficina de cores naturais: Início em 21/8 – São 32h/aula divididas em dois finais de semana. Introdução da cor vegetal, uso de corantes na história, o que são, plantas tintoriais, fibras têxteis, como fazer o tingimento vegetal e aulas práticas de extração de tintas, preparação da tinta e das fibras, tingimento e fixação. Fornece todo material utilizado, certificado e apostila, além de mostruário dos tingimentos realizados na oficina.
Workshop especial índigo natural: Dia 19/8, das 9 às 18h. São 3 horas teóricas e 5 práticas. Aborda a história do índigo, preparação da tinta, tingimento e fixação. Preparação da tintura-mãe, banho, tingimento e fixação nas peças. São três técnicas de reservas que serão aplicadas em echarpes em seda e algodão. Todo o material é fornecido pelo ateliê.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA