Arte da Vila|em catálogo

0
961

Foto:

Arte da Vila em catálogo

Desde 2002 o Arte na Vila tem levado um grande público até os ateliês dos artistas da Vila Madalena e estabelecer entre eles e seu arte, uma comunicação direta.
O criador e idealizador do Arte na Vila, o jornalista Valfrido Lima, da Proposta Editorial e também presidente da Vibrar – Vila Brasil Artistas Reunidos, se inspirou em ações similares na Europa e no Santa Teresa de Portas Abertas, do Rio de Janeiro. Desde então, o crescimento tanto de artistas participantes e  de público só tem crescido.
A 9ª edição aconteceu nos dias 9 e 10 de abril e levou cerca de 10 mil pessoas aos ateliês, segundo Valfrido. “Este ano a divulgação foi perfeita, o tempo ajudou. Foram 58 ateliês participantes, uma escola e quatro galerias. E conseguimos lançar o catálogo do Arte na Vila”.
A escolha dos ateliês obedece a seguinte regra. A inscrição é sempre espontânea e é feita através do portal. Se exige que a produção de cada artista seja autoral e suas peças sejam assinadas, além do ateliê do artista precisa estar aqui na Vila Madalena. A partir deste ano as galerias também participam. O foto do evento é sempre nos artistas e nos ateliês.
Ao ter o ateliê visitado pelo público, o artista acaba tendo um retorno e muitas vezes isso resulta na venda de uma obra.
O registro do trabalho do artista no catálogo estabelece uma ligação mais forte entre o artista e o público.
“A publicação do catálogo vem ao encontro da valorização do artista e mostra a diversidade de técnicas. Era um antigo projeto que foi possível realizar neste ano. Ele mostra a complexidade e dá uma visão do conjunto de artistas do Arte da Vila”, diz Valfrido. A publicação não será vendida. Cada artista participante recebeu 45 exemplares e outros tantos foram distribuídos em escolas. “No próximo ano, quando completarmos 10 anos de Arte na Vila, pretenemos publicar um novo catálogo. Os artistas se sentiram valorizados e ficaram satisfeitos com a publicação”, afirma Valfrido.
A Vibrar pretende neste ano criar um portal com alguns diferenciais para incentivar a associação dos artistas e também promover outras atividades e exposições. Organizar debates sobre o fazer artístico estão nos planos da associação. E querem incentivar a participação das galerias da Vila na próxima edição do Arte da Vila.
O evento faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA