Por água abaixo

0
1648

O ser humano sempre esteve à procura de aventuras em terra, ar e água. O mergulho é um dos esportes que cresce a cada ano. A nosso favor estão os mais de 8 mil quilômetros de costa brasileira.
Criada na Vila Madalena há três décadas por Cláudio Guardabassi, a Claumar se tornou uma referência como loja – com mais de 1.100 itens – dos mais variados artigos para o mergulho além de promover cursos e turismo de mergulho. Faz manutenção de equipamento e reforma ou conserto de roupas de neoprene.
Cláudio que já mergulhou em diversos points daqui do Brasil e no exterior, destaca “o mergulho pode ser praticado em qualquer época da vida. Mas é preciso ter conhecimento para não colocar a vida em perigo. Um curso é recomendável antes de se aventurar na água”, diz ele com anos de mergulho e calcula ter formado mais de 10 mil mergulhadores.
São vários tipos. O mergulho de apneia, é aquele que o mergulhador se mantêm dentro da água graças ao oxigênio que consegue reter em seus pulmões (basta uma máscara, snorkel e nadadeira) e mergulho autônomo, faz uso de cilindros de ar comprimido, além dos equipamentos do mergulho de apneia. Além dos cursos básicos, existe o de instrutor, de caça submarina, mergulho noturno e o de caverna, entre outros. Todos eles certificados por profissionais com experiência de mergulho e ensino.
A partir dos 10 anos, já se pode mergulhar, segundo Cláudio. “Recebo pais que aprenderam a mergulhar comigo e agora trazem seus filhos. E alguns, os netos”. Lembra que é uma atividade que pode ser praticada em família, sem limite de idade, tamanho ou peso. A atividade é de fácil aprendizado e basta ter aquacidade, ou seja, a pessoa precisa se manter flutuando na água. O bom do mergulho, segundo ele, é a melhoria na respiração, a sensação que se tem debaixo d’água com a ausência de peso, além do contato com a natureza marinha ou dos rios.
Em 20 horas, com aulas semanais ou em um final de semana, já se tem toda a informação e o treino prático – feito em piscina – para se mergulhars em mar ou rios. A Claumar utiliza a piscina da EcoFit para os treinos e o mergulho no mar é feito em Ubatuba ou Parati.
O turismo de mergulho é outra atividade em alta. “Mergulhar em Fernando de Noronha ou na Lage de Santos ou em rios como os de Bonito (MS) são pontos ideais”, resume o nosso mergulhador. (GA)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA