Vila ganha bar e escambo

0
1518

Foto:

Vila ganha bar e escambo

Surgiu na Vila Madalena neste começo de ano o Escambo, bar e restaurante que traz além da culinária multicultural, uma novidade: uma noite de trocas entre os clientes.
As sócias Cida e Célia Marques estão à frente. A tia Cida cuida da parte administrativa enquanto a sobrinha Célia está encarregada de chefiar a cozinha. Ela descobriu sua vocação para a gastronomia cedo e deixou de lado o ramo da família que tem uma empresa de corantes. “Não era isso o que eu queria para mim. Quando descobri que queria trabalhar com alimentos, deixei a faculdade de administração e fui fazer cursos de confeitaria”. Abriu um café na Zona Norte que teve a duração de dois anos.
Um amigo que morava na Austrália estava aqui em viagem de férias e convidou Célia a passar um tempo no país dos cangurus. Ela ficou por dois anos e voltou no início de 2010. Durante sua estada em Melbourne, estudou culinária em escolas e trabalhou em vários restaurantes, que ela diz ter sido ótimo para aumentar seus conhecimentos em várias culinárias do mundo. E toda essa experiência ela aplica no cardápio do Escambo.
Célia faz uma releitura de pratos internacionais, finalizados com ingredientes regionais e influências que adquiriu com toques asiáticos adaptados ao sabor do brasileiro. É o caso do frango thay, que leva curry verde e o toque picante é suavizado pelos chutneys de figo ou de manga que acompanham. A maminha derretida é servida com uma generosa fatia de manteiga condimentada, acompanhada de legumes a vapor. Durante a semana, de segunda a sexta, oferece um cardápio executivo. Para finalizar a refeição, Célia indica seus docinhos, como o brownie invertido e o Seu Rui, bolo de ruibarbo com farofa de amêndoas e calda de fios de ruibarbo.
O ambiente do restaurante é moderninho. Um bar na entrada e mesas com guarda-sóis e, no salão principal, das mesas se tem vista parcial do bar e da cozinha.
O escambo propriamente dito se dá às quintas, sextas e sábados, aonde as pessoas podem trocar objetos, seguindo uma temática. E compartilhando também a troca de vivências, experiências e acontecimentos, independente do valor comercial, remetendo a ideia inicial e verdadeira do escambo antes do sistema monetário, a troca.
Outros eventos como o Vinho Filosófico estão programados para acontecer na noite do próximo dia 13 com palestra da filósofa Márcia Tilburi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA