Gosto francês na Vila

0
1215

Foto:

Gosto francê na Vila

A região da Provence (ou Provença, em português) fica ao sul da França e é banhada pelo Mar Mediterrâneo e destino de muito turismo e boa gastronomia. As cidades de Nice, Toulon e Marselha são as mais conhecidas. E desde dezembro de 2010 está funcionando na Vila o restaurante Le Castellet, com um cardápio voltado para a aquela culinária.
Quem trouxe a novidade é o chef Yves Lipide, nascido em Marselha e radicado no Brasil há anos. “Vim pela primeira vez ao Brasil quando tinha 18 anos e decidi que um dia voltaria para cá e abriria um restaurante. Demorou um pouco e não foi fácil. Montei o Lê Castellet em Paraty (RJ) e depois de oito anos resolvi que era hora de trazer o restaurante para a Vila Madalena que conheci e gostei quando estive aqui pela primeira vez”, resume o chef. Destes anos todos, Yves conta que tem mais de 14 mil clientes cadastrados. E faz questão de mantê-los informados das novidades do cardápio do restaurante.
O ambiente do restaurante tem decoração e ambientação que remete a um bistrô da Provence. Logo na entrada, o cliente tem um bar que também serve como local de espera. Nem a cigarra, símbolo de sorte para eles, foi esquecida. O salão principal tem mesas redondas e cadeiras em ferro. As toalhas das mesas são estampadas com girassóis e oliveiras, outros símbolos da Provence e vieram de lá especialmente para o restaurante. No mezanino ficam as outras mesas. Além de fotos pelas paredes, pequenas placas de ruas e praças de Marselha.
A cozinha é fiel aos ingredientes da Provence. “Basicamente, usamos o alho, a salsinha, o azeite e a manteiga e a matéria-prima mais fresca da época”, explica ele. “Mas suavizei o sabor de certos pratos para agradar ao paladar do meu cliente brasileiro”, conclui.
De seu cardápio, Yves destaca o risoto de gengibre, o cassoulette de frutos do mar que acompanha mostarda de Dijon e espinafre. As crepes, um dos pratos mais simbólicos, são apresentados em versão salgada e doce. Elas são preparadas à vista do cliente em um carrinho estilizado ao lado da cozinha. O típico bouillabaise é um dos destaques e pode ser servido mediante encomenda antecipada. Os pães servidos, assim como os azeites temperados, são produzidos na casa. Yves também atende aos clientes em suas casas. As garrafas de tintos e brancos da adega completam a típica refeição francesa sem necessidade de sair da Vila.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA