Emprestando sua voz

0
982

Foto:

Curso de dublagem para atores

Todo mundo adora assistir a um bom filme à noite, seja em DVD ou em algum canal, ou então alguma série. Nos canais abertos, eles passam dublados. E você já pensou em como é feita a dublagem? A Dubrasil Central de Dublagem oferece o curso de dublagem para atores profissionais.
Hermes Baroli, um dos proprietários da escola, e dublador há 25 anos, explica como o curso funciona. “As primeiras seis semanas são aulas com duração de quatro horas: duas de teoria, onde entra programação neurolinguística e leitura de texto, e duas aulas de prática efetiva. A partir daí, são três horas direto no estúdio. O primeiro módulo é inteiro em desenho animado, e uma aula de fonoaudiologia. Segundo módulo, filmes e seriados americanos. Caminhamos de Power Rangers até chegar em Friends. O terceiro modo tem outra aula de fono, depois o aluno faz uma avaliação individual e vemos outras línguas, novelas mexicanas, até chegar ao desenho animado dublado em japonês, o anime. No quarto módulo, vemos narração, voice over, reality show, e voltamos aos seriados americanos, focando em ritmos. Não basta fazer bem, tem que fazer rápido”.
O curso tem duração de dez meses e as turmas são reduzidas, com no máximo oito alunos. Durante todo o curso as dublagens são gravadas em estúdio profissional e, no final, os alunos recebem um DVD com sua trajetória. Há opções de aula pela manhã, tarde ou noite. E não tem data certa para começar – assim que fecham uma turma, o curso já inicia.
O trabalho de dublador exige as mesmas coisas que a profissão de ator, como boa dicção, boa concentração e sensibilidade. E é o dublador quem adapta o texto que vem traduzido para caber no tempo da fala original, ou mesmo adaptá-lo para uma linguagem mais apropriada.
O interessante é que na escola os alunos já têm oportunidade de trabalhar na área. “Temos uma política de bolsa-trabalho. Parte do investimento ele pode pagar em trabalho. A estreia profissional dele acaba sendo aqui. É por isso que os alunos, quando saem para o mercado de trabalho, conseguem o acesso com muito mais facilidade”, Hermes explica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA