A hora é dos orgânicos

0
1012

Foto:

A hora é dos orgânicos

O mundo anda repleto de substâncias invisíveis e nocivas ao homem. São agrotóxicos, adubos químicos e outros materiais sintéticos (estabilizantes, acidulantes, corantes). E não adianta lavar bem a fruta ou a verdura: o ‘produto’ está impregnado nela. Ao longo do tempo, a ingestão dessas substâncias adoece as pessoas. Alguns estudos já confirmam doenças ligadas a agrotóxicos: anemia, insônia, impotência sexual, alterações de humor…
Mas existe um movimento, ainda pequeno porém poderoso, de libertação: é o mundo dos orgânicos, que pretende oferecer alimentos e produtos sem agrotóxicos. Os alimentos orgânicos são ricos em vitaminas e minerais, promovendo saúde e bem-estar para seus consumidores. E é claro que a Vila Madalena não poderia ficar fora desse instante. Há dois meses chegou o Quintal dos Orgânicos, uma loja-restaurante onde é possível encontrar um pouco de tudo: alimentos, bebidas, móveis, roupas, cosméticos, produtos de limpeza, tudo proveniente de material 100% orgânico, certificado por importantes órgãos como IBD (Instituto Biodinâmico), Ecocert e outros.
“O morador da Vila tem esse perfil saudável e engajado”, diz Nardi Davidsohn, idealizador do espaço e consumidor de produtos orgânicos há mais de dez anos. São 500 m2 com perto de mil itens. Durante seis meses ele pesquisou tudo que havia de orgânicos espalhado pela cidade e reuniu num único espaço. “As pessoas ficam surpresas quando entram e veem tanta coisa. Nosso desafio era a logística de reunir tudo isso. E tem mais novidades vindo aí”, avisa o empresário.
As mesas de madeira certificada expõem produtos como frutas, legumes, verduras, que chegam diariamente de produtores certificados – verduras de Ibiúna, frutas da Bahia, Paraíba e alguns outros lugares do Nordeste, além de Minas e interior de São Paulo. Nas prateleiras, sucos, cervejas e vinhos, queijos (brie, camembert), massas, farinhas, carnes, geleias, bolachas. Tem também roupas femininas, masculinas e de bebê feitas com algodão orgânico; e uma linha de cosméticos e cuidados pessoais.
Quem quiser se aprofundar nos sabores orgânicos tem o restaurante, na frente da loja, com um cardápio variado no almoço. Além disso, um saboroso café da manhã é servido aos sábados e domingos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA