Muito mais|que livros

0
980

Foto:

Leitura e cultura em um só lugar

Quem pensa em biblioteca, pensa logo em um monte de livros. Mas, além de conter uma cultura imensa, as bibliotecas também podem ser um espaço de troca de experiências. Como é o caso da Biblioteca Álvaro Guerra, em Pinheiros. “As bibliotecas sempre tiveram eventos, programações, mas que vêm pela Secretaria. Aqui temos o diferencial que somos nós quem coordenamos os eventos”, conta a bibliotecária Jamile Ribeiro de Faria.
Elas acontecem sempre às quintas-feiras, às 14h30. O Leitura em Voz Alta: Contos Diversos é quinzenal, na primeira e terceira semanas do mês. Pretende desenvolver através da leitura em voz alta e em grupo, competências de análise, entendimento e expressão sobre o texto lido e suas possíveis relações com a vida cotidiana.
A Oficina de Informação, sempre na segunda semana do mês, foca em temas atuais e troca de experiências em grupo. Jamile explica que “as pessoas hoje têm pouco espaço para troca. Selecionamos os temas e discutimos. É uma maneira de elas serem inseridas na cultura e ao mesmo tempo conhecerem outras coisas e trazem a tona suas memórias”.
O Sarau Poético é na quarta semana do mês. Tem o objetivo de incentivar a leitura e a criação poética. Os participantes poderão interagir declamando suas próprias poesias ou de outros autores.
Alem da programação de quinta, que é fixa, há alguns outros eventos. Aos sábados, há contação de histórias para crianças de 7 a 12 anos. Neste mês, será dia 25, às 11h e às 14h30. Dia 27, acontecerá o encontro com o escritor Marcelino Freire, para um bate-papo. “Pegamos as obras deles e distribuímos para as pessoas lerem e depois virem ao encontro”, diz ela. Em todos os eventos, para participar é só aparecer. E toda a programação é grátis. Quem quiser maiores informações é só ligar e procurar a Jamile ou Neide Russo.
“Temos uma média de 10 pessoas nos eventos de quinta, mas queremos aumentar esse número. E o da biblioteca também. Nosso público é de muita gente que mora por aqui, mas que trabalha por aqui, porque tem muito escritório”, conta.
E, depois dos eventos, dá sempre tempo de escolher um bom livro e levar para casa. “Temos um acervo significativo e diversificado. Hoje em dia a Secretaria está investindo em livros mais atuais, como a saga Crepúsculo, a série Millenium, As Crônicas de Nárnia, quadrinhos, etc”.

Biblioteca Pública Álvaro Guerra
Rua Pedroso de Moraes, 1.919, Pinheiros
Telefone 3031-7784
www.bibliotecas.sp.gov.br
bcsp.aguerra@prefeitura.sp.gov.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA