Exposição de|fotos arrebatadoras

0
1056

Foto:

O fotodocumentarista Steve McCurry

Um dos mais importantes fotodocumentaristas da atualidade, o norte-americano Steve McCurry inaugurou a exposição “O Desassossego da Cor” na Galeria de Babel, em cartaz até o dia 25 de julho, com entrada franca.
Sua carreira decolou quando, disfarçado com vestimentas locais, ele atravessou a fronteira do Paquistão e entrou no Afeganistão controlado pelos rebeldes pouco antes da invasão russa. Ao voltar, trazia vários rolos de filmes costurados em suas roupas. Essas imagens ficaram conhecidas por todo o mundo.
Famoso pelas inspiradoras fotos coloridas como da então garota afegã Sharbat Gula, em 1984, e que depois a reencontrou em 2002. Esta é uma das fotografias mais conhecidas no mundo. Quando o fotógrafo reencontrou e fotografou Sharbat Gula, depois de quase duas décadas de busca, ele disse: “A pele dela está envelhecida; há rugas agora, mas ela continua sendo tão marcante como há tantos anos”. Ambas as fotos, lado a lado, abrem a exposição em São Paulo que é composta de retratos e paisagens que McCurry clicou.
McCurry também é daqueles profissionais de fotografia que está no lugar certo na hora exata. Ele estava chegando a Nova York depois de uma pauta na China no dia 10 de setembro de 2001. Sobre sua cobertura no local da tragédia do World Trade Center, em 11 de setembro, “dava para sentir o horror e, imediata e instintivamente, compreender que nossa vida jamais seria a mesma”.
Publicou vários livros, entre eles: The Imperial Way (O Caminho Imperial, 1995), Monsoon (Monção, 1988), Portraits (Retratos, 1999), South Sutheast (Sul do Sudeste, 2000), Sanctuary (Santuário, 2002), The Unguarded Moment (O Momento Desarmado, 2009).
Integrante da Magnum Photos desde 1986, sempre buscou e encontrou cenas inesquecíveis. Muitas de suas imagens se transformaram em ícones contemporâneos. Nascido na Filadélfia, ele se formou em Artes e Arquitetura. Como fotógrafo, trabalhou em jornal por dois anos e viajou para a Índia como freelancer. Foi lá que aprendeu a observar e esperar a vida acontecer.
A exposição O Desassossego da Cor, apresenta 35 images em formato grande e estão à venda ao público. Organizada em parceria com a Magnum Photos, a National Geogrphic Brasil e a Galeria de Babel tem a curadoria de Eder Chiodetto e Jully Fernandes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA