Descobrindo o corpo

0
1956

Foto:

Amplo espaço para cursos e atendimentos

Torcicolo, enxaqueca, desvios de ATM e oculares, lombalgia, hérnia de disco, entorses, estresse, pânico, desvios de coluna como lordose, cifose e escoliose, problemas posturais diversos – atire a primeira pedra quem nunca precisou de um fisioterapeuta! E quem precisa desse profissional sabe que o mercado oferece muitos deles, mas encontrar um com conhecimento de várias técnicas e métodos é sempre um pouco mais difícil. Marcia Custódio é uma profissional com amplos conhecimentos nessa especialidade e utiliza muitos deles para ajudar um paciente: eutonia, RPG, método Boba, método Mézières, método Schroth, Harmonização do Corpo Sensível, alongamento e relaxamento. “A escolha da técnica a ser usada na sessão vai depender da etapa de desenvolvimento motor, locomotor e postural em que o paciente se encontra no momento da sessão”, diz ela.
“Depois de um tempo de tratamento a postura se modifica, as dores desaparecem e a pessoa aprende a fazer alguns exercícios para não ter dor novamente: relaxamento, movimentos de articulação, respiração dirigida”, explica Marcia. À medida que o paciente melhora da dor, ele pode participar de um tratamento em grupo, aprendendo exercícios de alongamento para se autotratar.
Formada na primeira turma da USP em fisioterapia, ela também fez vários cursos na Alemanha e Suíça, depois de formada, onde adquiriu conhecimentos específicos e voltou ao Brasil apta a aplicar e ensinar essas novas técnicas. Seus cursos são extremamente importantes: “Para poder analisar o corpo do paciente e ter um pensamento clínico a respeito da avaliação fisioterápica de seu cliente, é necessário passar por uma formação profissional especializada”, aconselha.
“Constatamos que, para possibilitar um tratamento aos pacientes, o fisioterapeuta deve ele próprio conhecer seu corpo e passar por todo esse processo, desenvolvendo uma visão clínica e uma manualidade adequada”, completa Marcia. Para isso, ela oferece um curso de aperfeiçoamento profissional em Integração Psicossomática – Cinesioterapia – em Educação Postural – Construção do Corpo, ministrado em três etapas: curso básico de eutonia (em oito módulos); educação postural: alongamento, relaxamento e respiração; e, finalmente, imagem e movimento espontâneo. “Nessa formação, várias técnicas e métodos são explicados e podem ser utilizados pelo terapeuta no tratamento de seus pacientes”, conclui a profissional.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA